2 eventos ao vivo

vc repórter: brasileiros torcem pela Alemanha em Blumenau

Apesar da paixão pelo time alemão, um dos brasileiros garante que a torcida pela Seleção também é grande

22 jun 2014
18h01
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

Com roupas típicas da Alemanha, brasileiros se reuniram em Blumenau, no último sábado, para torcer pelo país europeu na Copa do Mundo. O jopo contra Gana na Arena Castelão, que terminou com um empate por 2 a 2, foi sofrido, mas a reunião regada a chope aconteceu em clima de comemoração na cidade catarinense. Roberto Vitoi Alves Ramalho, um dos membros do grupo, afirmou que, apesar da paixão pelo time alemão, a torcida pelo Brasil também é grande.

Siga o vc repórter no Twitter

Roberto contou que os torcedores, na verdade, são um grupo de amigos, que se encontra quando há oportunidade, geralmente em bares, para conversar e beber chope. Os jogos da Alemanha se tornaram um pretexto para novas reuniões. O fato de a partida contra Gana ter acontecido durante o final de semana favoreceu a confraternização.  “Não temos essa facilidade para nos reunir em jogos do Brasil, durante a semana, porque o pessoal trabalha”, explicou. 

Além dos blumenauenses, também participaram da festa pessoas vindas de muito longe. “Tinha bastante estrangeiro aqui e não eram só alemães. Veio gente da Austrália, do Equador, da Itália. Como tem jogos em Curitiba, eles acabam fazendo turismo pela região e vêm para a cidade”, disse o comerciante.

As roupas e acessórios típicos usados para torcer, segundo Roberto, são os que eles costumam utilizar na Oktoberfest, evento tradicional inspirado em celebração alemã. “Cada um ali participa de outros grupos de cultura alemã. A gente participa de desfiles Oktoberfest e está sempre envolvido com a cultura de lá”, afirmou. O vendedor e sua namorada são donos do carro A Fantástica Fábrica de Chopp, que eles levam para a festa e para outros eventos relacionados à tradição do país europeu. 

De acordo com Roberto, a influência da cultura alemã é muito presente na rotina de Blumenau por meio da alimentação. “No dia a dia, vamos muito pela gastronomia. Nós damos preferência para cervejas e comidas alemãs, como strudel, salsicha e racapeta (hackepeter)”, contou.

Empate entre Alemanha e Gana é regado a cerveja e salsichão

O próximo jogo da Alemanha acontece nesta quinta-feira, na Arena Pernambuco, contra os Estados Unidos. Marcado para as 13h (de Brasília), o duelo será transmitido durante o expediente de trabalho da maioria, mas o grupo pretende se encontrar de qualquer forma. “A gente sempre acaba se reunindo depois para comemorar”, disse o comerciante com otimismo.

Roberto afirmou que dá para conciliar as torcidas pela Alemanha e pela Seleção. “A gente torce pelo Brasil sim. A torcida é grande”, garantiu. Porém, a situação se complicará, caso as duas equipes se enfrentem na final do Mundial. “Eu prefiro que vá um, ou outro. Se forem os dois, não sei. Não vamos saber para quem torcer, mas vamos ficar felizes por quem ganhar”, finalizou.

O leitor Jaime Batista da Silva, de Blumenau (SC), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade