PUBLICIDADE
Logo do América-MG

América-MG

Favoritar Time

"Injustiçado", América-MG culpa CBF e jura recuperar pontos

16 set 2014 - 12h11
(atualizado às 12h26)
Compartilhar
Exibir comentários

O América-MG não vai perder 21 pontos na Série B do Campeonato Brasileiro. Pelo menos foi isso o que disse o integrante do conselho diretor do clube, Paulo Lasmar, na manhã desta terça-feira. O argumento do dirigente é de que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) deveria ter avisado sobre a irregularidade do lateral-esquerdo Eduardo. Ele ainda indicou que o artigo 49, responsável pela punição do time mineiro, está em concordância com a Fifa, permitindo assim que o atleta defenda até duas equipes em um único torneio.

Vitor Hugo comemora o gol marcado no final da partida
Vitor Hugo comemora o gol marcado no final da partida
Foto: Ramon Bittencout / Agência Lance

"A CBF deveria ter apontado a irregularidade logo na primeira partida em que o atleta foi relacionado na súmula, para evitar esse efeito cascata, em que o atleta foi relacionado em quatro partidas e atuou por uma delas, o que culminou com essa perda de 21 pontos. É um verdadeiro absurdo", disse Lasmar, em entrevista ao programa Redação Sportv.

"Tanto é verdade que a CBF tem responsabilidade por isso que o STJD determinou que ela fosse investigada para apurar a possível responsabilidade. O América foi injustiçado. Vamos recorrer para o pleno. Se for o caso, vamos até a câmara arbitral na Suíça, o TAS. O América não vai perder esses pontos. Temos certeza de que esse erro será reparado", explicou.

Ainda segundo o dirigente, a CBF é a grande responsável pelas escalações irregulares de Eduardo. Para Paulo, o regulamento escrito pela entidade é confuso e sugeriu que os clubes montem uma arquibancada ao lado do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

"Os clubes têm que ter ciência do regulamento, mas o regulamento tem que ser claro e bem escrito, não pode dar margem a dupla interpretação sob pena de punir os clubes. É isso que está acontecendo. Daqui a pouco, vamos ter que montar uma arquibancada do lado do STJD. Vamos ter que torcer nas tribunas. É uma vergonha essa decisão do América ter de perder 21 pontos por um regulamento mau redigido e uma interpretação equivocada", concluiu.

A punição ao América-MG ocorreu pela constatação de que Eduardo havia jogado por duas equipes (São Bernardo e Portuguesa) antes de ser contratado pelo Coelho. Nesses dois times, o lateral disputou dois torneios nacionais em 2014 (Série B e Copa do Brasil), desrespeitando o artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que diz respeito à escalação irregular de atletas, e o artigo 49 do Regulamento Geral de Competições 2014 da CBF.

Com a punição, o Coelho caiu para a lanterna da Série B do Brasileiro, com 12 pontos. O Bragantino, primeira equipe fora do Z4, tem 23. Antes, o América-MG era o oitavo colocado, com 33 pontos.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade