PUBLICIDADE

Criciúma decreta virada no fim e mantém liderança da Série B

14 ago 2012 - 21h29
(atualizado às 22h54)
Compartilhar

Apenas um triunfo em casa contra o América-RN interessava ao Criciúma, nesta terça-feira pela 17ª rodada da Série B do Brasileiro, para continuar na liderança da competição, isso porque, ao mesmo tempo, o Vitória, segundo colocado com apenas um ponto a menos, venceu o Guaratinguetá em Salvador. Mas o time catarinense fez sua parte e superou, já no final do jogo, o América-RN por 4 a 3.

A equipe catarinense saiu na frente, com Giovanni Augusto, aos 6 min do primeiro tempo, tomou a virada, com três gols de Pingo, que saiu do banco de reservas, aos 14, 28 e 32 min da etapa final, e voltou a frente no placar de forma surpreendente com gols de Gilmar, aos 39 e 45 min, e Lucca, aos 42 min.

Líder com 39 pontos, o Criciúma volta a campo no próximo sábado, às 16h20 (de Brasília), contra o Atlético-PR, fora de casa. Já o América-RN, sexto na tabela, enfrenta o América-MG, às 21h50 de sexta-feira, no Estádio Independência, em Belo Horizonte.

O jogo

Precisando da vitória para se garantir na liderança, o Criciúma começou partindo para cima do América-RN e o resultado da ousadia do time veio aos seis minutos. Após bela jogada de Lucca, que avançou pela direita e chutou, o meia Giovanni Augusto aproveitou o rebote do goleiro Thiago e balançou as redes.

Depois de sofrer o gol, o América-RN reagiu e passou a ser mais ofensivo. Em um dos ataques, o goleiro do Criciúma, Douglas Leite, se chocou com um dos atacantes da equipe nordestina e teve que ser substituído por Michel Alves.

O goleiro reserva acabou sendo decisivo para Criciúma no primeiro tempo. Michel Alves fez duas ótimas defesas em cabeçadas a queima roupa de Netinho, aos 35 min, e de Cleber, aos 41min. Já o ataque do time catarinense pouco funcionou depois do gol, com apenas um lance de perigo, em chute de Zé Carlos que passou rente a trave.

No início do segundo tempo, o Criciúma tentou retomar a postura ofensiva do começo do jogo. Mas quem partiu para o ataque foi o América-RN. O goleiro Michel Alves seguia com ótimas defesas, mas aos 14 min, em um chute de fora da área, ele soltou a bola nos pés de Pingo, que empatou o jogo. O jogador ainda faria mais dois gols, aos 28min e 32 min, decretando a virada do América-RN.

O Criciúma acordou e aplicou uma blitz na área do América-RN. O atacante Lucca teve três chances seguidas de recolocar o time na frente no placar, mas desperdiçou todas. Uma delas acabou no travessão, para o desespero do torcedor catarinense no estádio.

Mesmo assim, o Criciúma conseguiu reagir e marcar três gols em seis minutos. Aos 39min, Gilmar recebeu cruzamento e mandou para o fundo das redes. Cinco minutos depois, Lucca recebeu de Zé Carlos e empatou.

O time catarinense seguiu pressionando e reclamou muito de um pênalti aos 44 minutos, no lance o atacante Zé Carlos acabou expulso após agredir o goleiro adversário. No último minuto, Gilmar conseguiu botar o time da casa de novo a frente do placar. Vitória por 4 a 3 e liderança garantida.

Ficha técnica

CRICIÚMA 4 x 3 AMÉRICA-RN

Gols

CRICIÚMA:
Giovanni Augusto, aos 6 min do 1º tempo; Gilmar aos 39 e 45 min do 2º tempo; Lucca, aos 42 min do 2º tempo

AMÉRICA-RN:
Pingo, aos 14, 28 e 32 do 2º tempo

CRICIÚMA: Douglas Leite (Michel Alves); Robert (Gilmar), Nirley, Matheus Ferraz e Marlon; Possebon, Kleber, Walber e Giovanni Augusto; Lucca e Zé Carlos

Treinador: Paulo Comelli

AMÉRICA-RN: Thiago; Noberto, Cleber, Edson Rocha e Wanderson; Michel Shmoller, Alan Bahia (Pingo), Marcio Passos e Fabinho; Netinho e Lúcio Curió

Treinador: Roberto Fernandes

Cartões amarelos
AMÉRICA-RN: Cleber e Fabinho

Cartão vermelho
CRICIÚMAZé Carlos

AMÉRICA:Márcio Passos

Local
Estádio Heribert Hulse, Criciúma (SC)

Lucca (à esq.) e Edson Rocha dividem a bola durante o jogo
Lucca (à esq.) e Edson Rocha dividem a bola durante o jogo
Foto: Fernando Ribeiro / Futura Press
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade