1 evento ao vivo

Americano leva o ouro na patinação; "brasileiro-francês" é 12º

19 fev 2010
03h10
atualizado às 08h44

O americano Evan Lysacek surpreendeu na patinação artística e faturou mais um ouro para os Estados Unidos nos Jogos Olímpicos de Inverno de Vancouver 2010. O russo Evgeni Plushenko, campeão olímpico na Olimpíada de 2006, não conseguiu confirmar seu favoritismo e foi apenas o segundo colocado Já o brasileiro naturalizado francês Florent Amodio foi o 12º colocado.

Amodio nasceu em Sobral, no Ceará, em maio de 1990, e foi adotado ainda criança. Ele começou a patinar aos 4 anos, mas, com 12 anos, adoeceu e precisou interromper a carreira, voltando às provas em 2004. No ano seguinte, o patinador representou pela primeira vez a França em um torneio internacional. Amodio conseguiu a classificação para os Jogos de Vancouver graças ao título do French Masters na temporada 2009/2010.

Lysacek é o atual campeão mundial e confirmou sua boa fase ao faturar o ouro olímpico com a nota 257.67 em uma disputa acirrada com Plushenko, que recebeu a nota 256.36 dos juízes. O terceiro colocado foi o japonês Daisuke Takahashi, com 247.23.

O americano desbancou ninguém menos que Plushenko, que além do ouro nos Jogos de Turim 2006, já era um dos destaques do esporte em 2002, na Olimpíada de Salt Lake City, em 2002, quando levou a medalha de prata.

Entenda a prova individual de patinação artística

No evento individual, os patinadores têm que cumprir um curto programa de no máximo 2min50 de passos, saltos, giros e combinações e outro mais longo e livre (de 4min no feminino e 4min30 no masculino).

O vencedor é eleito por juízes baseando-se em um painel técnico, que demonstra o nível de dificuldade dos movimentos e sua sintonia com a música.

Jogos Olímpicos de Inverno no Terra

O Terra transmite ao vivo a competição em 15 canais simultâneos de vídeo. Além disso, os usuários têm a possibilidade de assistir novamente a todo o conteúdo a qualquer momento. Todo o acesso é gratuito.

Uma equipe de 60 profissionais está encarregada de fazer a cobertura direto de Vancouver e dos estúdios do Terra, em São Paulo, no Brasil, com as últimas notícias, fotos, curiosidades, resultados e bastidores da competição.

A equipe conta com a participação do repórter especialista em esportes radicais Formiga - com 20 anos de experiência em modalidades de neve -, e o pentacampeão mundial de skate Sandro Dias, que comenta a competição em seu blog no Terra.

No celular
wap: wap.terra.com.br
Iphone e smartphones: m.terra.com.br/vancouver

Patinação Artística (M) - Final
Fonte: Terra
publicidade