PUBLICIDADE

Americano tem poucas chances de sobreviver após queda no Winter X Games

30 jan 2013 - 09h56
(atualizado às 10h09)
Compartilhar
Exibir comentários

Caleb Moore, 25 anos, cresceu correndo em quadriciclos no Texas, mas depois os trocou por snowmobiles (motoneve), aprendendo a fazer manobras bem longe das pistas de esqui. Ele aprendia rapidamente, indo de um iniciante para um competidor feroz nos esportes radicais em pouco tempo. Mas sua corrida pode acabar após um acidente na última quinta-feira, durante o Winter X Games, na categoria Freestyle, deixá-lo em condições críticas. Nesta terça-feira, sua família disse não estar otimista quanto às chances de sobrevivência do esportista.

Moore sofreu queda na Snowmobile Freestyle
Moore sofreu queda na Snowmobile Freestyle
Foto: AP

Moore fazia um backflip após um salto quando não conseguiu completar o giro no alto de uma montanha. Ele foi alçado para frente do snowmobile no momento em que os esquis atingiram o chão. O veículo, cujo peso beira os 200 kg, atingiu o atleta na sequência. Ele deixou o local caminhando com ajuda de funcionários e se dirigiu a um hospital com uma concussão.

Mais tarde, exames identificaram sangramento na região do coração do esportista. Sua família disse que ele também teve uma complicação no cérebro. “Caleb não está bem, absolutamente”, disse seu avô, Charles Moore, ao jornal The Denver Post. “O prognóstico não é bom. É quase certo que ele não vai sobreviver”.

Um porta-voz da família agradeceu a amigos e fãs pelo apoio em um comunicado divulgado na terça-feira, mas se recusou a fazer mais comentários sobre o estado de saúde do americano, nascido em Krum, no Texas.

O irmão mais jovem de Caleb, Colten, também se machucou no Winter X Games, em Aspen, na quinta-feira, sofrendo uma lesão no pelvis, mas já recebeu alta do hospital. Em um evento separado no ultimo domingo, um trenó desgovernado girou bruscamente na direção do público depois que o piloto, Jackson Strong, caiu durante um salto errado. Os fãs saíram correndo para evitar um choque.

Os acidentes enfatizam os perigos da competição, um festival que tem ganhado popularidade nos últimos anos. Os organizadores do evento, que tem 18 anos de história, informaram em um comunicado que sempre deram bastante atenção à segurança: “ainda assim, quando os melhores do mundo competem no nível mais alto em qualquer esporte, o risco permanece. Caleb foi medalhista quatro vezes nos X Games e caiu antes na rotação em uma manobra depois da qual havia aterrissado várias vezes anteriormente”.

Agente de Moore, B.C. Vaught explicou que seu cliente aprende novas técnicas rapidamente. “O que ele queria fazer, fazia”, disse. O empresário explicou que, duas semanas após ensinar Caleb a fazer um backflip, o então jovem de 17 anos afirmou que estava pronto para participar de uma apresentação na Europa.

A rampa de treinamento de Moore, segundo Vaught, estava localizada em sua cidade natal, perto de Dallas, ainda que nessa área a neve seja muito rara. Caleb começou a praticar com snowmobiles em piscinas de espuma uma semana antes dos X Games de 2010. Após treinos breves em Michigan, ele usava a piscina no Texas para trabalhar no período fora da temporada de competições.

De acordo com o agente, a única lesão anterior de Moore havia sido alguns arranhões e queimaduras no quadril, no ano passado. “No esporte, todo mundo comete erros, mesmo que seja raro. Caleb cometeu um erro. É isso”, afirmou Vaught.

Vindos dos quadriciclos, os irmãos Moore passaram a competir no Snowmobile Freestyle em 2010. Nesse ano, disputaram o X Games de Aspen com pouco mais de um mês de experiência nos veículos de neve. Em sua estreia no evento, Caleb conquistou a medalha de bronze. Em 2012, ele também subiu ao pódio na Freestyle com um novo terceiro lugar – na ocasião, seu irmão, Colten, sagrou- campeão.

Fonte: AP AP - The Associated Press. Todos os direitos reservados. Este material não pode ser copiado, transmitido, reformado o redistribuido.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade