PUBLICIDADE

Andre Brasil leva ouro e bate recorde no Mundial Paraolímpico

15 ago 2010 - 15h11
(atualizado em 16/8/2010 às 07h49)
Compartilhar
Dassler Marques
Direto de Eindhoven

A primeira medalha brasileira no Mundial Paraolímpico de Natação, em Eindhoven, surgiu com o competidor que leva o próprio país no sobrenome: nos 100m borboleta, Andre Brasil foi absoluto e liderou desde o início, conquistando assim o ouro que tem tudo para abrir caminho a uma série de triunfos dele e dos brasileiros na Holanda. Andre ainda garantiu vaga olímpica para os Jogos de 2012.

Além de vencer, Andre Brasil ainda quebrou a própria marca pessoal e estabeleceu o novo recorde mundial da prova na classe S10 com o tempo de 55s99.

O triunfo ainda teve mais um significado especial: Andre classificou um brasileiro da natação paraolímpica para os Jogos de Londres, em 2012. Bastante emocionado depois de assegurar o ouro, ele se mostrou ambicioso para ir ao pódio mais vezes e diminuir ainda mais o tempo em outras ocasiões.

"Valeu muito a pena ter ficado seis meses trabalhando, cinco semanas fora de casa treinando altitude. Sou um sonhador, nada na vida cai do céu e tenho feito bom trabalho", disse logo após conquistar o primeiro ouro brasileiro em Eindhoven, projetando coisas ainda mais grandiosas.

"Existem falhas mesmo com recorde, eu poderia ter abaixado mais o tempo. Posso melhorar ainda mais", afirmou. O medalhista, que compete em mais cinco provas individuais e outros revezamentos, admitiu cansaço ao completar sua primeira final na Holanda.

"Até brinquei com meu treinador que precisamos repensar a estratégia. Achei que não ia sentir tanto assim, mas queria um (tempo) pouco mais baixo", disse. Andre, referência do esporte paraolímpico brasileiro, ainda convocou mais pessoas para a modalidade e fez um rápido desabafo.

"Em 2004, o Clodoaldo (Silva, nadador paraolímpico) chamava as pessoas para estarem aqui dentro do esporte. Hoje a gente faz nosso papel. Vem mais gente. A gente não é diferente de ninguém. Isso é esporte, tem o mesmo sacrifício, o mesmo sofrimento".

O repórter viajou a convite do Comitê Paraolímpico Brasileiro

Andre Brasil estabeleceu o novo recorde mundial da prova na classe S10
Andre Brasil estabeleceu o novo recorde mundial da prova na classe S10
Foto: Tiago Freitas/ Exemplus / Divulgação
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade