PUBLICIDADE

Jogos Inverno 2010

Aos 43 anos, capitão do curling vira "queridinho" de canadenses

20 fev 2010 - 21h09
(atualizado às 21h10)
Compartilhar
Mariana Lanza
Direto de Vancouver

Esporte tradicional no Canadá, o curling atrai milhares de torcedores ao ginásio onde são realizadas as partidas dos Jogos Olímpicos de Inverno, em Vancouver. Quando a equipe do país-sede da competição entra na pista, existe um motivo a mais para o público comparecer: Kevin Martin.

Aos 43 anos, o capitão do time canadense mostra tranquilidade durante as jogadas e também não se abala com a torcida barulhenta. Com bandeiras do Canadá nas mãos, os fãs vibram principalmente quando ele se prepara para mostrar a experiência no esporte. "Nós somos fãs do Kevin. Acompanhamos o progresso dele ao longo dos anos. Ele é o melhor do time", diz Paul Moffat, 66 anos, que foi assistir à partida entre Canadá e Dinamarca, na sexta-feira, com a mulher, Marilyn.

"Eu vim aqui para vê-lo. É bom assistir aos jogos dele, muito emocionante", afirma Richard Christie, 67 anos.

Martin é responsável pelos últimos arremessos de sua equipe e, consequentemente, define os pontos das partidas. Uma grande responsabilidade para o capitão, que começou a jogar curling aos oito anos de idade. "Ele tem sido campeão canadense por muitos anos. As pessoas conhecem seu nome. O Kevin é um bom representante do nosso país", diz Marilyn, que preferiu manter sua idade em sigilo.

Apesar do burburinho, o esportista parece surpreso e responde com modéstia quando o assunto é sua popularidade. "Eu suponho que isso aconteça porque sou do time do Canadá. Especialmente agora que estamos jogando em casa", afirma.

Kevin Martin não é admirado só pela torcida. Seu companheiro de equipe, John Morris, 31 anos, elogia o profissionalismo do atleta e ainda brinca com o fato dele ser careca. "Kevin é veterano, nos divertimos bastante juntos. É um ótimo competidor e tem um cabelo loiro legal. Metade dos cabelos loiros". Tal brincadeira já mostra se o líder é durão ou não com os parceiros. "Não acho que sou rígido. Você perguntou a eles? Não sei o que falaram, mas acho que não sou. Temos um time muito bom", diz o simpático jogador, medalha de prata nos Jogos de Salt Lake City (EUA), em 2002, e distribuidor de produtos relacionados à modalidade.

Foi com esse jeito descontraído e ao mesmo tempo concentrado que o time do Canadá venceu a Dinamarca por 10 a 3, mantendo a invencibilidade na Olimpíada. Por isso, atletas e torcedores seguem otimistas na disputa pela medalha de ouro. "Somos duros uns com os outros. Por sermos muito competitivos, esperamos o melhor de todos nós. Trabalhamos bem juntos há quatro anos e temos grandes expectativas. Acho que temos uma chance muito boa de sermos campeões", afirma John.

"Eles têm grandes chances de vencer a Olimpíada. Talvez não a equipe feminina do Canadá, mas a masculina sim", opina Marilyn. "Qualquer coisa pode acontecer, porque existem vários times bons aqui. Porém, somos canadenses, então, achamos que eles vão ganhar", completa Kathleen Ferguson, 59 anos.

Entenda a prova de curling dos Jogos de Inverno

Espécie de "bocha no gelo", o curling foi modalidade olímpica em 1924 mas depois só voltou ao programa em 1998, com provas masculinas e femininas que são disputadas em uma pista regular de gelo por times formados por quatro jogadores.

O objetivo do esporte é deixar as bolas que pesam cerca de 19 kg o mais perto possível de um círculo localizado no centro da pista (quanto mais próximo, mais pontos). Cada partida tem 10 "finais". Durante elas, os jogadores fazem as pedras deslizarem pelo gelo esfregando a superfície para controlar suas direções.

Jogos Olímpicos de Inverno no Terra

O Terra transmite ao vivo a competição em 15 canais simultâneos de vídeo. Além disso, os usuários têm a possibilidade de assistir novamente a todo o conteúdo a qualquer momento. Todo o acesso é gratuito.

Uma equipe de 60 profissionais está encarregada de fazer a cobertura direto de Vancouver e dos estúdios do Terra, em São Paulo, no Brasil, com as últimas notícias, fotos, curiosidades, resultados e bastidores da competição.

A equipe conta com a participação do repórter especialista em esportes radicais Formiga - com 20 anos de experiência em modalidades de neve -, e o pentacampeão mundial de skate Sandro Dias, que comenta a competição em seu blog no Terra.

No celular
wap: wap.terra.com.br
Iphone e smartphones: m.terra.com.br/vancouver

Curling (M) - DEN 3 x 10 CAN:
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade