PUBLICIDADE

Jogos Inverno 2010

Apesar de acidentes, pista de Whistler seguirá ativa

27 fev 2010 - 18h04
Compartilhar

Um dos pontos polêmicos dos Jogos de Inverno de Vancouver, a pista do Whistler Sliding Center continuará sendo utilizada após o evento olímpico. Palco de vários acidentes, incluindo o que ocasionou a morte do georgiano Nodar Kumaritashvili, o complexo esportivo deverá receber provas internacionais de luge, skeleton e bobsled, além de servir para o desenvolvimento de jovens atletas canadenses destes esportes.

Neste sábado, o Comitê Organizador de Vancouver (Vanoc), a Federação Internacional de Luge (FIL) e da Federação Internacional de Bobsled e de trenó (FIBT) exibiu os planos para o Whistler Sliding Centre.

"A meta para o Whistler Sliding Centre sempre foi deixar um legado para o esporte depois dos Jogos", disse Cathy Priestner, dirigente do Vanoc. "Estamos orgulhosos do papel-chave que este local tem desempenhado e estamos confiantes que o Whistler Sliding Center continuará a prosperar nos próximos anos", continuou.

Durante o evento deste sábado, a Federação Internacional de Luge voltou a lamentar a morte de Nodar Kumaritashvili e disse que a continuidade das atividades no Whistler Sliding Center é uma forma de homenagear o georgiano, morto em um treino para o luge dos Jogos em 12 de fevereiro.

"Nunca vou esquecer a trágica perda de Nodar Kumaritashvili, e nossos pensamentos seguem com seus amigos, familiares e a comunidade do luge", disse Svein Romstad, secretário-geral da FIL. "Eu não posso pensar em uma maneira melhor de honrar o espírito de Nodar do que garantir que os atletas de todas as idadesutilizem o Whistler Sliding Centre e cresçam no esporte", afirmou.

Entenda a prova individual do luge

O luge se tornou esporte olímpico em 1964. Nesta modalidade, o atleta desce uma montanha em alta velocidade em uma espécie de trenó, cuja direção varia de acordo com os movimentos do corpo do competidor.

O evento individual se estende por dois dias na Olimpíada, com quatro fases eliminatórias. Cada atleta encara a pista quatro vezes. Os tempos são somados e o mais rápido avança. Homens e mulheres competem na mesma pista (Whistler Sliding Center), mas o ponto de largada do feminino fica um pouco mais abaixo que o masculino.

Jogos Olímpicos de Inverno no Terra

O Terra transmite ao vivo a competição em 15 canais simultâneos de vídeo. Além disso, os usuários têm a possibilidade de assistir novamente a todo o conteúdo a qualquer momento. Todo o acesso é gratuito.

Uma equipe de 60 profissionais está encarregada de fazer a cobertura direto de Vancouver e dos estúdios do Terra, em São Paulo, no Brasil, com as últimas notícias, fotos, curiosidades, resultados e bastidores da competição.

A equipe conta com a participação do repórter especialista em esportes radicais Formiga - com 20 anos de experiência em modalidades de neve -, e o pentacampeão mundial de skate Sandro Dias, que comenta a competição em seu blog no Terra.

No celular
wap: wap.terra.com.br
Iphone e smartphones: m.terra.com.br/vancouver

Maya diz que espera falar português nos Jogos de 2014:
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade