1 evento ao vivo

Após 4 décadas, técnico enfim comemora ouro na patinação

19 fev 2010
10h08
atualizado às 10h23

Quatro décadas de esforços depois, finalmente Frank Carroll conseguiu comemorar uma medalha de ouro olímpica como técnico de patinação artística. O feito veio graças ao americano Evan Lysacek, que na Olimpíada de Inverno de Vancouver desbancou o campeão da prova individual em Turim 2006, o russo Evgeni Plushenko.

Carroll, 71 anos, é treinador de patinação desde a década de 70 e já havia lapidado sete campeões mundiais e quatro medalhistas olímpicos. Antes da madrugada desta sexta-feira, porém, nenhum havia subido ao ponto mais alto do pódio de uma Olimpíada, sina ignorada por Lysacek.

"Para mim é a cereja do bolo. Depois de tanto tempo, não era mais algo que eu cobiçava. Talvez pensasse que não fosse mais acontecer", disse o técnico. Em Olimpíadas, ele já havia trabalhado com Linda Fratianne (dona da prata em Lake Placid 1980), Timothy Goebel (bronze em Salt Lake City 2002) e Michelle Kwan (prata em Nagano 1998 e bronze em Salt Lake City 2002).

Segundo Lysacek, a participação de Carroll foi importantíssima na conquista, que encerrou uma sequência de cinco vitórias russas ou soviéticas na patinação individual. "Ele me fez acreditar que poderia me apresentar perfeitamente nos Jogos Olímpicos. Quando eu ouvi o resultado final, ele foi a primeira pessoa na qual pensei", afirmou.

Entenda a prova individual de patinação artística

No evento individual, os patinadores têm que cumprir um curto programa de no máximo 2min50 de passos, saltos, giros e combinações e outro mais longo e livre (de 4min no feminino e 4min30 no masculino).

O vencedor é eleito por juízes baseando-se em um painel técnico, que demonstra o nível de dificuldade dos movimentos e sua sintonia com a música.

Jogos Olímpicos de Inverno no Terra

O Terra transmite ao vivo a competição em 15 canais simultâneos de vídeo. Além disso, os usuários têm a possibilidade de assistir novamente a todo o conteúdo a qualquer momento. Todo o acesso é gratuito.

Uma equipe de 60 profissionais está encarregada de fazer a cobertura direto de Vancouver e dos estúdios do Terra, em São Paulo, no Brasil, com as últimas notícias, fotos, curiosidades, resultados e bastidores da competição.

A equipe conta com a participação do repórter especialista em esportes radicais Formiga - com 20 anos de experiência em modalidades de neve -, e o pentacampeão mundial de skate Sandro Dias, que comenta a competição em seu blog no Terra.

No celular
wap: wap.terra.com.br
Iphone e smartphones: m.terra.com.br/vancouver

Patinação Artística (M) - Final
Fonte: Terra
publicidade