PUBLICIDADE

Lutas Olímpicas

Após frustração em semi, Guilheiro ganha 2º bronze do Brasil

25 ago 2011 - 11h15
(atualizado às 15h02)
Compartilhar

Allan Farina
Direto de Paris (França)

Após ser derrotado na semifinal do Mundial de Judô de Paris, Leandro Guilheiro venceu Elkhan Rajabli, do Azerbaijão, e conquistou o segundo bronze do país na competição - Sarah Menezes (-52kg) conseguiu a medalha no primeiro dia do torneio.

Na disputa, o brasileiro aplicou seu primeiro ippon no torneio e liquidou a fatura com apenas 1min26s de luta. Desde que subiu para a categoria dos meio-médios (-81kg), em 2009, ele conquistou o pódio em 14 das 15 competições que disputou.

Pouco antes, o brasileiro perdeu na semifinal para o montenegrino Srdjan Mrvaljevic. Na luta, Guilheiro pontuou primeiro, em um golpe que inicialmente foi marcado como wasari e depois foi corrigido pela arbitragem para yuko. Pouco depois, foi o brasileiro que tomou um wasari e teve que ir para cima do adversário, que administrou a vantagem no resto da luta. Mrvaljevic ainda tomou um yuko e recebeu outro de punição, mas manteve a situação sob controle.

Na outra semifinal, o francês Loic Pietri foi eliminado pelo sul-coreano Kim Jae-Bum, medalha de prata em Pequim-2008 e atual líder do ranking da Federação Internacional de Judô.

Guilheiro chegou à semifinal com uma vitória por yuko sobre Sérgio Toma, da Moldávia. Antes, o brasileiro tinha passado pelo francês Alain Schmitt, também por yuko, e derrotado por wasari o iraniano Amir Ghasemi Nejad e o colombiano Pedro Castro.

Dono de duas medalhas de bronze olímpicas, conquistadas nos jogos de 2004 e 2008, ambas na categoria peso leve (-73kg), Guilheiro também conquistou a prata no Pan do Rio de Janeiro, em 2007. No Mundial de Tóquio, em 2010, ele mudou de categoria, passando a lutar com os atletas de até 81kg. Mesmo com a mudança, ele conquistou a prata na competição. Atualmente, o brasileiro é o segundo colocado no ranking da Federação Internacional de Judô.

Os outros brasileiros que competiram nesta quinta perderam logo nas primeiras lutas. Flavio Canto, que competia na mesma categoria de Guilheiro, começou bem o torneio, vencendo suas duas primeiras lutas por ippon, mas foi eliminado nas oitavas de final pelo russo Ivan Nifontov, campeão mundial em 2009. Antes disso, Mariana Silva foi eliminada em sua estreia na categoria até 63 kg pela austríaca Hilde Drexler, que lhe aplicou um ippon.

Medalha de Ouro

Na final, Kim Jae-Bum derrotou Mrvaljevic com um wasari e um yuko, contra apenas um yuko do montenegrino. Com a vitória, Kim repete o feito do ano passado, no Mundial do Japão, quando venceu Guilheiro na final e também levou o ouro.

Leandro Guilheiro venceu Elkhan Rajabli e levou o bronze
Leandro Guilheiro venceu Elkhan Rajabli e levou o bronze
Foto: AFP
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade