PUBLICIDADE

Após quase um mês, Zóio recebe alta e anuncia que vai ser pai

7 fev 2013 - 17h09
(atualizado às 17h18)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Zóio pretende voltar a andar de moto</p>
Zóio pretende voltar a andar de moto
Foto: Giuliander Carpes / Terra

Depois de passar quase um mês internado no Hospital Miguel Couto, o piloto Henrique Balestrin, o Zóio, recebeu alta nesta quinta-feira. Zóio se acidentou quando tentava executar um backflip (espécie de salto mortal) durante aquecimento para a Copa Brasil de motocross estilo livre, na Sociedade Hípica do Rio de Janeiro, no dia 12 de janeiro.

"Queria agradecer aos fãs que rezaram por mim, aos doutores, estou contente demais. Quero muito voltar para Sinop (MT) e andar de moto. Quero andar muito ainda", disse Zóio ainda com dificuldades para falar. "Não tenho dúvidas que ele vai se recuperar muito bem. Já sofreu outros acidentes menos graves e em todas as vezes se recuperou muito bem", afirmou o companheiro de equipe Gylmar Flores, o Joaninha, que considera Zóio um dos pilotos mais talentosos do mundo.

Zóio, 20 anos, foi internado em coma profundo com lesões no pulmão, na cabeça e na coluna cervical. Passou por intervenções cirúrgicas para implantar um catéter que monitorava sua função cerebral e uma drenagem no lado esquerdo do tórax, além de uma traqueostomia. Um colete corrigiu o problema entre a quinta e sexta vértebras. Do total de 26 dias no hospital, 18 ele passou na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

"Chegamos a momentos críticos. A lesão do pulmão foi que deu mais trabalho. Era gravíssima. Ele simplesmente não funcionava no início. Chegamos a temer por sua vida", disse o médico Luis Alexandre Essinger, diretor do hospital. "O quadro chegou num nível anterior a morte cerebral. Já vi gente com lesões cerebrais bem menores ficarem em estado vegetativo. Mas ele está com a função cerebral normal, o que nos deixa muito satisfeitos porque não seria a evolução normal", explicou o neurologista Ruy Monteiro, que realizou a operação no piloto.

<p>Z&oacute;io sofreu acidente&nbsp;ao errar a manobra backflip</p>
Zóio sofreu acidente ao errar a manobra backflip
Foto: Biro Curado/Vipcomm / Divulgação

Os médicos não sabem precisar quanto tempo levará para Zóio voltar ao esporte. "A partir do do momento que fizer fisioterapia e responder bem, pode recuperar totalmente a coordenação motora e não há porque impedi-lo de voltar. Acho que pode demorar até menos de seis meses. É a vontade dele que vai dizer", afirmou o neurologista.

O piloto, que mora em Sinop, vai permanecer pelo menos mais uma semana no Rio. Passará por uma avaliação psicológica de três dias num centro privado. "Ele vai passar por uma bateria de exames que vão averiguar como está sua capacidade de fazer cálculos, ler, uma série de coisas que não temos como avaliar clinicamente", explicou Monteiro, que recebeu uma camiseta de presente do paciente.

Antes de se despedir da equipe médica, Zóio anunciou que vai ser pai pela segunda vez. "Descobrimos aqui que minha esposa Camila está grávida. Já tenho um menino de 1 ano, que se chama Henrique, e agora quero uma menina", contou. O diretor do hospital acredita que a novidade ajudou na recuperação. "Isso acaba ajudando porque aumenta o vínculo familiar e é uma questão de alegria num momento difícil."

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade