PUBLICIDADE

Após quebrar tabu contra Nadal, Berdych avalia estratégia de jogo

27 jan 2015 - 14h20
Compartilhar

O tcheco Tomas Berdych quebrou uma sequência de 17 derrotas e atropelou o espanhol Rafael Nadal na madrugada desta terça-feira, pelas quartas de final do Aberto da Austrália. Com direito a pneu, o número 7 do ranking mundial venceu Nadal em sets diretos, com parciais de 6/2, 6/0, 7/6 (7-5), chegando ao quarto triunfo na carreira diante do terceiro melhor tenista do mundo, sendo que todas as anteriores foram em 2006. Após a partida, Berdych falou sobre a estratégia utilizada para eliminar o canhoto de Mallorca. 

"Comecei muito bem, adotei o plano que havia traçado antes da partida e parece que foi a certa. Consegui manter a estratégia até o fim. Mesmo que os dois primeiros sets parecessem ter sido fácil, tive que manter o nível, pois Nadal é o tipo de cara que pode fazer qualquer coisa", afirmou o tenista. "Não é apenas uma questão de estudar o que fazer, mas sim de ter capacidade de conseguir isso em quadra. Por isso você tem que treinar muitas horas para poder tentar algumas coisas", acrescentou.

Desde dezembro, Berdych tem sido treinado pelo venezuelano Daniel Vallverdu. Ele falou sobre a porposta de jogo feita em parceria com o técnico e as mudanças a partir da visível agressividade de Nadal. 

"Fizemos uma tática e fui capaz de executá-la. Vallverdu mudou algumas coisas em mim e trouxe coisas positivas. Acho que vou guardar um pouco de segredo", brincou. "Nadal mudou o estilo de como jogou. Estava mais defensivo no começo, mas depois ficou mais agressivo e partiu para os golpes. Ele passou a vencer mais pontos, mas ainda bem que consegui lidar com isso", explicou. 

O venezuelano é ex-integrante do time de Andy Murray, que e justamente o adversário do tcheco na semifinal do primeiro Grand Slam do ano. O número 7 acredita que pode tirar proveito do fato de seu treinador entender bem o estilo de jogo do britânico.

"Com certeza será uma vantagem, mas o mais importante é eu estar preparado para executar o plano de jogo. A preparação será a mesma para os outros adversários que tive, não vou mudar nada", contou o atleta. 

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
TAGS
Publicidade