PUBLICIDADE

Jogos Inverno 2010

Após vencer "inimigo", sul-coreano quer 3º ouro em Vancouver

21 fev 2010 - 11h29
(atualizado às 11h36)
Compartilhar

A noite de sábado foi especial para Jung-su Lee. Além de vencer a prova dos 1.000 m da patinação traçado curto e faturar seu segundo ouro nos Jogos de Vancouver, o sul-coreano superou o americano Apolo Anton Ohno, um verdadeiro "inimigo" de seu país.

"Antes destes Jogos, as pessoas falavam que eu iria voltar com três ouros e estou muito feliz de já ter duas. Há ainda uma por vir", disse Lee, que venceu também nos 1.500 m de patinação de velocidade e tentará repetir a dose nos 5.000 m em traçado curto na próxima sexta-feira. "Desde que assumi o primeiro lugar nesta prova a única coisa em que conseguia pensar era em permanecer ali".

Lee, porém, mais uma vez teve a companhia de Ohno no pódio. O americano foi terceiro na prova e conquistou sua sétima medalha olímpica, tornando-se o atleta mais vitorioso de seu país nos Jogos de Inverno.

Na prova dos 1.500 m, no início da semana, Lee disse que teve de controlar os nervos ao lado do americano, que viu o bronze "cair no seu colo" após os sul-coreanos Sung Si-Bak e Lee Ho-Suk, que estavam na frente, se tocarem e caírem. "Ele não merece esta medalha", disse Lee na ocasião.

O ódio da Coreia do Sul por Ohno já tem oito anos. Nos Jogos de Salt Lake City, Kim Dong-sung venceu a prova dos 1.500 m de patinação de velocidade, mas foi desclassificado acusado de bloqueio. O americano, na época um adolescente em sua primeira Olimpíada, levantou os braços e reclamou ao tentar ultrapassar o asiático.

O ato revoltou os sul-coreanos. Uma empresa do país chegou até a fabricar papéis higiênicos com o rosto do atleta estampado. Polêmico, Ohno alfinetou os "inimigos" ao afirmar que levaria o ouro neste sábado se não fosse um escorregão que o derrubou para o último lugar durante a disputa.

Entenda a prova da patinação no gelo - traçado curto

A patinação no gelo - traçado curto - é realizada em uma pista oval de 111,12 m na qual curvas estreitas dificultam o controle dos atletas. Eles competem uns contra os outros, sem se importar com o tempo.

A disputa consiste em uma série de eliminatórias envolvendo quatro ou seis esportistas. Os dois primeiros em cada uma delas avançam à próxima rodada, em um sistema que é mantido até quatro chegarem à final.

Esse estilo de patinação inclui ainda o revezamento masculino e feminino, que ocorre em dois dias. Oito times de quatro patinadores - mais um reserva - participam dessa prova. São as equipes que decidem quantas voltas cada membro completará, sendo que pelo menos um deles deve girar ao menos duas vezes.

Em vez de passar um bastão, cada atleta que estiver na pista precisa apenas encostar em seu companheiro para completar a troca.

Jogos Olímpicos de Inverno no Terra

O Terra transmite ao vivo a competição em 15 canais simultâneos de vídeo. Além disso, os usuários têm a possibilidade de assistir novamente a todo o conteúdo a qualquer momento. Todo o acesso é gratuito.

Uma equipe de 60 profissionais está encarregada de fazer a cobertura direto de Vancouver e dos estúdios do Terra, em São Paulo, no Brasil, com as últimas notícias, fotos, curiosidades, resultados e bastidores da competição.

A equipe conta com a participação do repórter especialista em esportes radicais Formiga - com 20 anos de experiência em modalidades de neve -, e o pentacampeão mundial de skate Sandro Dias, que comenta a competição em seu blog no Terra.

No celular
wap: wap.terra.com.br
Iphone e smartphones: m.terra.com.br/vancouver

Patinação no Gelo (M) - Traçado Curto - 1000m - Final:
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade