PUBLICIDADE

Jogos Inverno 2010

Astro do curling quer buscar "ouro perdido" em revanche

26 fev 2010 - 09h39
(atualizado às 09h52)
Compartilhar

Considerado um dos maiores jogadores da história do curling e tratado como um astro no Canadá, Kevin Martin espera conquistar neste sábado o título que falta em sua vitoriosa carreira: o ouro olímpico.

Depois de ajudar o time da casa a bater a Suécia por 6 a 3 nesta quinta-feira, Martin poderá se vingar da Noruega, que avançou à decisão dos Jogos de Vancouver depois de ganhar da Suíça (7 a 5).

Será a chance de o atleta devolver a derrota sofrida para o mesmo rival escandinavo há oito anos, nos Jogos de Salt Lake City. Capitão da equipe canadense na época, Martin viu os noruegueses ficarem com o ouro após vitória por 6 a 5 em duelo emocionante.

Quatro anos depois, o Canadá ganharia o ouro, mas Martin não fazia parte da equipe. Desta vez, porém, ele espera ficar para a história como o capitão do time que conquistou o bicampeonato olímpico em casa.

"Foi um longo e árduo trabalho durante estes três anos e meio. Por isso, é bom estar de volta e ter uma nova chance de vencer. Eu quero muito voltar para o pódio e subir mais um degrau", disse ele após o triunfo sobre os suecos.

Sobre a reedição do duelo de 2002 e a chance de vingança, Martin foi enfático: "isto pouco me importa". A final do curling masculino está marcada para este sábado, no Vancouver Olympic Center, às 20h (de Brasília).

Entenda a prova de curling dos Jogos de Inverno

Espécie de "bocha no gelo", o curling foi modalidade olímpica em 1924 mas depois só voltou ao programa em 1998, com provas masculinas e femininas que são disputadas em uma pista regular de gelo por times formados por quatro jogadores.

O objetivo do esporte é deixar as bolas que pesam cerca de 19 kg o mais perto possível de um círculo localizado no centro da pista (quanto mais próximo, mais pontos). Cada partida tem 10 "finais". Durante elas, os jogadores fazem as pedras deslizarem pelo gelo esfregando a superfície para controlar suas direções.

Jogos Olímpicos de Inverno no Terra

O Terra transmite ao vivo a competição em 15 canais simultâneos de vídeo. Além disso, os usuários têm a possibilidade de assistir novamente a todo o conteúdo a qualquer momento. Todo o acesso é gratuito.

Uma equipe de 60 profissionais está encarregada de fazer a cobertura direto de Vancouver e dos estúdios do Terra, em São Paulo, no Brasil, com as últimas notícias, fotos, curiosidades, resultados e bastidores da competição.

A equipe conta com a participação do repórter especialista em esportes radicais Formiga - com 20 anos de experiência em modalidades de neve -, e o pentacampeão mundial de skate Sandro Dias, que comenta a competição em seu blog no Terra.

No celular
wap: wap.terra.com.br
Iphone e smartphones: m.terra.com.br/vancouver

Careca, capitão é destaque do curling canadense:
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade