1 evento ao vivo

Astros do esporte testam parque olímpico de Londres

27 jul 2010
14h46
atualizado às 16h43

Astros esportivos, ganhadores de medalhas olímpicas, estão testando nesta terça-feira instalações da Olimpíada de Londres, que será realizada em 2012. A dois anos da abertura, 70% das obras estão concluídas.

O prefeito de Londres, Boris Johnson, chegou a brincar com o bom andamento do projeto ao afirmar, também nesta terça, que jogos "antecipados" deveriam ser disputados.

"O que o país deve fazer de inteligente é sediar Jogos antecipados que surpreendam nossos adversários", disse o político à imprensa local.

A conclusão das instalações pode ocorrer em julho de 2011, e não em outubro, segundo o Comitê Organizador. Um trabalho "impresionante", disse recentemente, durante visita, o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge.

Para confirmar o estado avançado das obras, o velocista americano Michael Johnson e o ciclista de pista britânico Chris Hoy, tetracampeão olímpico, testam pela primeira vez, na tarde desta terça, as principais instalações dos Jogos Olímpicos de Londres, no parque olímpico.

Os atletas passarão pelas pistas e estádios principais que abrigarão a terceira Olimpíada londrina - depois dos Jogos de 1908 e 1948 -, sob o olhar atento de Sebastian Coe, presidente do Comitê Organizador local.

Michael Johnson, ganhador de quatro medalhas de ouro entre 1992 e 2000, correrá a toda velocidade na pista provisória desmontável do Estádio Olímpico, com capacidade de 25 mil a 80 mil espectadores.

Antes, John Amaechi, ex-astro da NBA, fará alguns arremessos livres no estádio de 12 mil lugares reservado ao handebol e ao basquete.

Hoy, embaixador dos Jogos de 2012, deve testar a pista do velódromo com outro ciclista de pista.

"Os Jogos de Pequim foram celebrados há dois anos apenas e tudo passou como um raio. Estou certo de que os próximos dois anos também vão passar muito rápido", disse Hoy à BBC.

"Os Jogos sempre estão no espírito dos esportistas. É nossa principal razão para treinar", afirmou o ciclista.

Um enorme telão será instalado ao pé da coluna de Nelson, na famosa praça de Trafalgar, coração de Londres.

Ali começará a contagem regressiva até que a chama olímpica chegue à capital britânica. O telão servirá para exibir imagens de provas ao vivo durante os Jogos.

O parque olímpico de Londres fica em Stratford, leste da cidade, na área pobre da capital britânica, que é especialmente reformada para a ocasião.

Londres foi escolhida em 6 de julho de 2005 pelo COI para sediar os Jogos de 2012, superando as candidaturas de Paris, Nova York, Moscou e Madri.

Após o gigantismo da Olímpíada de Pequim, em 2008, Londres aposta em outros valores: a durabilidade e o legado.

Atletas consagrados, como Michael Johnson, estiveram presentes no evento
Atletas consagrados, como Michael Johnson, estiveram presentes no evento
Foto: AP
AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
publicidade