> Esportes > Atenas 2004 > Modalidades > Futebol  > Futebol Masculino
Veja mais sobre Atenas no celularAtenas 2004 em:


 Boletim

 Fale conosco

Futebol Masculino
Domingo, 22 de agosto de 2004, 19h53 
Futebol iraquiano tenta reanimar população
 
Sites Relacionados
» Você está satisfeito com o desempenho brasileiro em Atenas?
» Mande uma mensagem para os atletas brasileiros
» Confira o perfil de todos os atletas que representam o Brasil em Atenas
» Confira o dia-a-dia de Janeth, Virna e Sandra Pires em fotologs exclusivos
» Saiba tudo sobre a história olímpica
» Conheça as sedes olímpicas
» Confira os resultados dos brasileiros
» Veja resultados completos
» Confira o quadro de medalhas
» Veja as melhores fotos dos Jogos Olímpicos
» Confira vídeos sobre a Olimpíada
Notícias
» Tabelas de futebol, basquete, vôlei e handebol
Multimídia
Galerias de fotos
» Robert Scheidt leva 1º ouro do Brasil
» Shelda e Adriana vencem no vôlei
» Orientais dominam tênis de mesa
» Vôlei tem primeiras eliminadas
» Medalhistas celebram em Atenas
» Brasil perde no basquete feminino
» Luta livre feminina - A força delas
» Hipismo pode dar ouro ao Brasil
» Remo - Herói do 11/09 é ouro
Últimas de Futebol Masculino
» Paraguaios desembarcam como heróis em Assunção
» Semifinal olímpica empolga Iraque nas eliminatória
» Maradona reaparece e entrega placa a Tevez
» Seleção Argentina de futebol é recebida com festa
Busca
Busque outras notícias no Terra:
A seleção do Iraque se tornou uma das principais atrações do torneio olímpico de futebol, ao se classificar às semifinais, apenas seis meses após o fim da suspensão imposta pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).

Mais uma vez, o imprevisível aconteceu no mundo do futebol. Os iraquianos já estão prontos para enfrentar o Paraguai na próxima fase da comeptição, depois de derrotar seleções como a de Portugal e da Austrália.

Os dois últimos anos foram muito intensos para o esporte iraquiano em geral e para seu futebol em particular. Principalmente desde o início de 2003, quando começaram as investigações do Comitê Olímpico Internacional sobre o Comitê Iraquiano, que era presidido por Uday Hussein, filho de Saddam, até a queda do regime em abril do ano passado.

A suspensão aconteceu em maio de 2003 e o país foi readmitido em fevereiro de 2004. Com isso, foi permitida a presença de 29 atletas iraquianos nos Jogos de Atenas. Da delegação do Iraque, 18 são jogadores de futebol e há apenas uma mulher.

O time de futebol chegou aos Jogos depois de disputar a Copa da Ásia. Foi nesse torneio que o atual técnico, Adnad Hamad, estreou no cargo em substituição do alemão Bernd Strange, que renunciou ao posto por questões de segurança pessoal.

Em alguns setores do país considera-se que o futebol pode ser um fator de recuperação, já que pode servir para levantar o ânimo dos cidadãos em tempos como os atuais.

Os iraquianos, filiados à Fifa desde 1950, chegaram ao torneio olímpico de futebol pela primeira vez desde sua participação em Seul 88. A melhor classificação do país nos Jogos foi em 1980, em Moscou, quando chegaram às quartas-de-final. Portanto, o futebol do Iraque já superou a melhor participação olímpica que tivera em sua história.

A trajetória do Iraque nos Jogos de Atenas pode ser considerada impecável. Logo no primeiro jogo, deixou claras suas intenções ao derrotar facilmente Portugal, vice-campeão da Europa, por 4 a 2. Em seguida, venceu a Costa Rica por 2 a 0. Só o Marrocos ganhou dos iraquianos, por 2 a 1, na última partida, quando a classificação já estava garantida.

A equipe enfrentou a Austrália nas quartas-de-final e venceu por 1 a 0.

A seleção do Iraque marcou oito gols, dois de Sadir Salih, Mohammed Emad e Mohammed Hawar Mulla, e um de Mahmoud Younis e Karim Mahdi.

Em geral, os jogadores iraquianos são desconhecidos para os fãs do futebol na América e na Europa, mas demonstraram um excelente nível competitivo em todos os jogos disputados na Grécia.

Tanto o técnico quanto os jogadores são conscientes de que ocupam o primeiro plano no cenário internacional por serem de um país que é notícia todos os dias devido à situação de guerra. Mas eles também acreditam que através do futebol podem dar uma imagem diferente do Iraque daquela vista diariamente.

Adnad Hamad e o jogador Mohammed Emad insistiram que tentam vencer as partidas "para oferecer as vitórias à população do Iraque".


 

EFE

Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.