> Esportes  > Atenas 2004
Veja mais sobre Atenas no celularAtenas 2004 em:


 Boletim

 Fale conosco

Atenas 2004
Quarta, 25 de agosto de 2004, 08h19 
Campeões olímpicos podem perder coroa de louros
 
Matthew Davis
 
AP
Coroa é um perigo em potencial
Enquete

Qual é o melhor esporte do Brasil em Atenas?

Judô
Vela
Vôlei
Vôlei de praia

Sites Relacionados
» Casos de doping em Atenas
» Mande uma mensagem para os atletas brasileiros
» Opine: Você está satisfeito com o desempenho brasileiro em Atenas?
» Veja as melhores fotos dos Jogos Olímpicos
» Confira vídeos sobre a Olimpíada
» Saiba tudo sobre a história olímpica
» Conheça as sedes olímpicas
» Confira o perfil de todos os 246 atletas que representam o Brasil em Atenas
» Confira o dia-a-dia de Janeth, Virna e Sandra Pires em fotologs exclusivos
» Confira os resultados dos brasileiros
» Veja resultados completos
» Confira o quadro de medalhas
» Segurança em Atenas
Notícias
» Tabelas de futebol, basquete, vôlei, vôlei de praia e handebol
Últimas de Atenas 2004
Busca
Busque outras notícias no Terra:

A retomada grega das tradições das Olimpíadas da Era Antiga vão entrar em conflito com as severas regulações de segurança sanitária da Era Moderna.

As coroas de louros que estão sendo entregues aos atletas que conquistaram medalhas em Atenas e que têm caracterizado as cerimônias de premiação estão sob a mira dos oficiais de alfândega de vários países.

Quando os australianos saírem do avião, eles terão de entregar as suas coroas para que as plantas sejam tratadas com radiação gama. Muitos outros países também têm regras rigorosas na importação, para prevenir pragas que possam contaminar a flora e a fauna.

A Nova Zelândia, por exemplo, proíbe a entrada de plantas que não tenham certificado especial, enquanto nos Estados Unidos e em vários países da Europa, fiscais da alfândega fazem a inspeção de vegetação estrangeira e destroem qualquer planta que parecer suspeita.

O Serviço de Inspeção e Quarentena da Austrália disse que a coroa dos atletas terá de passar por um processo de fumigação que normalmente demora seis semanas e custa US$ 60 (cerca de R$ 177).

"Para a equipe olímpica, o processo será gratuito. E mandaremos as coroas por correio aos atletas em 21 dias", disse um fiscal. "Mas se eles não declararem a coroa, há uma grande chance de que as plantas sejam destruídas. Nós precisamos saber de tudo o que chega ao país."

Mais de 2.550 grinaldas de flores e ramos de oliveira foram preparados para os Jogos.

Sagrado

Os organizadores da Olimpíada de Atenas dizem que as coroas estão sendo bem aceitas pelos atletas, que as estariam usando inclusive na Vila Olímpica.

"Todos os atletas campeões dizem que querem guardá-las e que não se incomodam por terem de esperar", disse Julie Dunstan, da delegação australiana.

No entanto, as remadoras neo-zelandesas, campeãs olímpicas, já destruíram as delas. Cientes das restrições de seu país, Caroline e Georgina Evers-Swindell quebraram suas coroas em pedaços e distribuíram aos torcedores após a vitória no domingo.

Mark Thurman, do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, disse que qualquer planta precisa ser declarada. "Nós temos especialistas que podem analisá-las visualmente. Se eles assinalarem qualquer problema, elas serão destruídas", disse.

O Ministério de Agricultura britânico afirmou que, se as plantas parecerem saudáveis, tudo bem. "As plantas que vêm da Grécia são OK porque estão na União Européia."

Nos Jogos da Era Antiga, as coroas eram vistas como símbolos de paz e honra. As folhas eram cortadas de um bosque sagrado em Olímpia.

As plantas das coroas dos Jogos de 2004 foram tiradas de oliveiras do país todo. Apenas os vencedores das provas de maratona recebem plantas tiradas de árvores centenárias de Creta.

Mas esta não é a primeira vez que os atletas recebem prêmios que usam plantas.

Nos Jogos de Berlim, em 1936, Adolf Hitler presenteou os vencedores com sementes da árvore de carvalho, que muitos levaram para casa e plantaram como uma lembrança da conquista olímpica.
 

BBC Brasil

BBC BRASIL.com - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC BRASIL.com.