> Esportes > Atenas 2004 > Modalidades > Vôlei  > Vôlei Masculino
Veja mais sobre Atenas no celularAtenas 2004 em:


 Boletim

 Fale conosco

Vôlei Masculino
Sexta, 27 de agosto de 2004, 15h01  Atualizada às 16h16
Italianos vencem Rússia e estão na final do vôlei
 
Multimídia
Galerias de fotos
» Africano leva golpe e cai desacordado
» Canoagem se despede de Atenas
» Medalhistas do dia 27/08
» Norueguesa vence mountain bike
Enquete

De quem é a culpa por não haver torneio de futebol feminino no Brasil?

CBF
Clubes
Governo

Notícias
» Tabelas de futebol, basquete, vôlei, vôlei de praia e handebol
Sites Relacionados
» Opine: Você está satisfeito com o desempenho brasileiro em Atenas?
» Confira o perfil de todos os atletas que representam o Brasil em Atenas
» Confira o dia-a-dia de Janeth, Virna e Sandra Pires em fotologs exclusivos
» Confira os resultados dos brasileiros
» Veja resultados completos
» Confira o quadro de medalhas
» Veja as melhores fotos dos Jogos Olímpicos
» Confira vídeos sobre a Olimpíada
» Conheça as sedes olímpicas
» Saiba tudo sobre a história olímpica
» Veja os mascotes de Atenas
Últimas de Vôlei Masculino
» Bernardinho refuta rótulo de "Dream Team"
» Vôlei mistura festa e decepção na volta ao Brasil
» Giba antecipa volta e chega para ver a filha
» Jogador de vôlei dos EUA é preso por agressão
Busca
Busque outras notícias no Terra:
Vice-campeã da Liga Mundial, a seleção masculina da Itália se garantiu na final do torneio olímpico vôlei nesta sexta-feira ao derrotar a Rússia por 3 sets a 0, parciais de 25/16, 25/17 e 25/16.

Agora, os italianos aguardam o vencedor do jogo entre Brasil e Estados Unidos para saber quem será o adversário na disputa pela medalha de ouro.

Itália, a equipe que dominou o vôlei mundial na década de 90, esmagou a Rússia para alcançar a segunda final olímpica de sua história e aspirar o ouro dos Jogos, o único título do que não tem em seu inigualável palmarès.

Oito anos depois de sua única tentativa, em Atlanta 1996, quando perdeu para a Holanda e foi prata, a equipe italiana insiste em seu objetivo depois de evidenciar uma brutal superioridade contra a Rússia, mais habituada a subir ao alto do pódio - três vezes campeã embora sempre como parte da extinta União Soviética.

Mas a diferença foi enorme e resolvida rapidamente em uma partida que não precisou mais que setenta minutos de jogo. Rússia, que se tinha imposto a seu adversário no jogo da fase preliminar do torneio (3-2) parecia um boneco de pano nas mãos italianas.

A facilidade com a que a Itália fechou o primeiro set evidenciou a história posterior do jogo, dominado à vontade pela rapidez no ritmo do meio-de-rede Luigi Mastrangelo e dos atacantes Sanuele Papi e Andrea Sartoretti. Tudo sob o comando do mítico Andrea Giani, escalado no sexteto inicial ddesde o torneio das eliminatórias.

O veterano jogador napolitano, de 34 anos, é um símbolo em Atenas 2004, encontro olímpico que disputa pela quinta vez. Só o brasileiro Maurício compartilha dita honra.

Rússia nunca esteve na partida e em menos de uma hora tinha ante si a missão de virar dois sets. Uma tarefa difícil, especialmente ante a consistência de um rival crescido. Nunca teve opções o conjunto russo, reduzido à defesa a espera de um erro do rival.

A equipe de Gennady Shipulin desistiu logo. Enquanto isso, a o placar do terceiro set disparou (10-6). Era uma missão impossível para o vice-campeão olímpico, habitual nas finais dos Jogos e que terá que lutar pela medalha de consolação de bronze
 

EFE

Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.