PUBLICIDADE

Atletas festejam 112 anos do Pinheiros e miram pódios no Pan

10 set 2011 - 16h17
(atualizado às 16h54)
Compartilhar
CAROL ALMEIDA

Azul e preto, as cores particulares do Clube Pinheiros, estavam ainda mais presentes neste sábado pela manhã no centro poliesportivo, na comemoração dos 112 anos da instituição. Pessoas de todas as idades exibiam roupas, símbolos e adereços do clube ao qual são associados. E no meio do grupo de 3,5 mil pessoas no local, atletas brasileiros consagrados como Manuel dos Santos, Daiane dos Santos, Tiago Camilo e Bruno Fratus completavam a festa.

A cerimônia de aniversário contou com o tradicional desfile na pista de atletismo do clube. Primeiro se apresentou um grupo de dançarinos seguido de uma fanfarra. Depois, todos os atletas do clube de diversas modalidades como atletismo ou skate e os funcionários da instituição. Tudo isso com muita música e descontração das pessoas envolvidas na comemoração.

O presidente do Pinheiros, Luiz Eduardo Dutra, destacou que é uma honra representar um clube com tanto tempo de história e comentou a importância da instituição para o esporte brasileiro. "O Pinheiros é o maior formador de atletas do Brasil".

Associado ao clube já há trinta anos, Dutra disse que para os próximos anos a intenção do Pinheiros é continuar representando um paradigma no esporte brasileiro. "Queremos fazer uma gestão voltado ao associado e à formação de atletas, principalmente para dar ao Brasil a possibilidade de participações olímpicas e pan-americanas", disse o presidente às vésperas da competição de Guadalajara, em outubro.

Atletas do Pinheiros no Pan

São 60 atletas do Pinheiros com o passaporte já carimbado para o México, entre eles, Daiane dos Santos, na ginástica artística, Leandro Cunha, no judô, Bruno Fratus, na natação.

Em quinto no Mundial de Xangai nos 50 m livre, Fratus está com os treinos fortes, já se preparando para a Olimpíada de Londres em 2012. Mas, nesse mês de outubro, ele faz uma parada no México e está confiante em bons resultados: "vou nadar rápido e sair de lá com medalha".

Leandro Cunha é outro garantido em Guadalajara. Recém-chegado da França, onde conquistou a medalha de prata na disputa individual e na de equipes no Mundial de Judô de Paris, o atleta do Pinheiros já está com a cabeça e os treinos voltados para voltar de Guadalajara com bons resultados e medalhas. "Agora é focar para os jogos Pan-Americanos, para conseguir outra conquista importante na minha carreira".

História do Pinheiros

O Clube Pinheiros foi criado pelo alemão Hans Nobling com o nome Sport Clube Germania e com o foco no atletismo: o local sediou o 1º Campeonato de Atletismo Feminino em 1931. Em Los Angeles 1932, houve a estreia de um atleta do clube nos Jogos Olímpicos com a participação do Lúcio Almeida Prado de Castro, do salto com vara.

O nome Esporte Clube Pinheiros foi estabelecido em 1942 por causa do decreto de Getúlio Vargas que proibia da participação de estrangeiros em empresas e clubes.

Com o final da II Guerra Mundial e com o advento do futebol profissional, assim como muitas outras equipes da época o Pinheiros optou por se tornar um clube social com áreas de recreação e esportes amadores. Hoje, o local possui uma área de 170 mil m², dos quais 80 mil m² são constituídos de jardins e alamedas e 52 mil m² de áreas construídas.

A festa de 112 anos do Clube Pinheiros foi marcada por dança, músicas e muitos esportes
A festa de 112 anos do Clube Pinheiros foi marcada por dança, músicas e muitos esportes
Foto: Léo Pinheiro / Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade