PUBLICIDADE
Logo do Athletico Paranaense

Athletico Paranaense

Favoritar Time

Após veto, imprensa entra na Arena da Baixada com liminar

4 set 2014 - 15h56
(atualizado às 16h31)
Compartilhar
Exibir comentários

A noite de quarta-feira marcou o retorno da torcida do Atlético-PR à Arena da Baixada. Além disso, o dia também foi de certa tensão para os jornalistas que tiveram suas credenciais barradas pelo clube paranaense.

No início da noite de terça-feira, o departamento de comunicação rubro-negro avisou aos portais e jornais que não seria possível cobrir o duelo entre Atlético-PR e América-RN, que marcou a eliminação do time atleticano nas oitavas de final da Copa do Brasil.

O departamento jurídico das respectivas empresas foi acionado no mesmo dia e a expectativa era de conseguir o direito de a imprensa realizar seu trabalho no estádio. E, próximo da partida, foi conseguido.

O juiz Victor Schmidt Figueira dos Santos, da 6ª Vara Cível de Curitiba, concedeu liminar favorável justificando que a imprensa teve cerceado seu direito de trabalho. A alegação ainda cita a Lei Pelé e a Constituição Federal em seu despacho, que foi levado por um oficial de justiça à Arena um pouco depois da bola rolar.

Próximos jogos

Agora fica a expectativa para a atitude do Atlético-PR nas próximas partidas. Ao todo, quatro confrontos serão realizados na Arena da Baixada neste mês. No domingo, às 18h30, o time paranaense encara o Palmeiras. Até sábado, o clube deve se pronunciar sobre os credenciamentos enviados.

Federações ficarão responsáveis por credenciamento

A partir do dia 10, uma determinação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) muda o sistema de credenciamento nos jogos do Campeonato Brasileiro e Série A. Diferente de agora, o cadastramento e o controle do acesso da imprensa aos jogos será feito pelas federações dos respectivos Estados. Nesta quinta-feira, inclusive, uma reunião das áreas de comunicação da Federação Paranaense de Futebol (FPF) e dos clubes ajustará o novo procedimento.

Essa nova prática já estava previsto no Regulamento Geral de Competições da CBF. O artigo 6º do RGC, que trata das obrigações das federações estaduais, já prevê que seja delas a responsabilidade de ”fazer convênios com as associações de classe representativas de fotógrafos ou jornalistas, para o credenciamento e fiscalização do acesso ao estádio e ao gramado, dos profissionais escalados para cada partida”.

Fonte: PGTM Comunicação - Especial para o Terra PGTM Comunicação - Especial para o Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade