PUBLICIDADE
Logo do Athletico Paranaense

Athletico Paranaense

Favoritar Time

Atlético-PR é o time que mais utiliza a base no profissional

19 jul 2014 - 07h58
(atualizado às 07h58)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Atacante Marcelo, do Atlético-PR, foi a revelação do Campeonato Brasileiro de 2013</p>
Atacante Marcelo, do Atlético-PR, foi a revelação do Campeonato Brasileiro de 2013
Foto: Heuler Andrey / Getty Images

Em meio a uma reformulação na Seleção Brasileira e no futebol nacional, o trabalho de um clube chama a atenção até aqui: o Atlético-PR. Somente neste ano, 26 jogadores revelados nas categorias de base da equipe jogaram no profissional do time paranaense. Não à toa, três atletas são presenças frequentes nas convocações de Alexandre Gallo para o Sub-17 e Sub-20 do Brasil.

Os convocados constantemente são o zagueiro Léo Pereira, o meia Nathan e o atacante Mosquito. O trio possui 18 anos. Destes, apenas o defensor é titular do Atlético-PR no Campeonato Brasileiro, com os dois atletas mais ofensivos entrando frequentemente no decorrer dos jogos.

Em entrevista concedida para a reportagem logo após a convocação da Seleção Brasileira Sub-20 para o Torneio de Touloun, na França. Gallo falou do trabalho do Atlético-PR em revelar garotos. "É um clube que possui uma estrutura muito boa, que investe nas categorias de base e que aproveita os meninos no principal", afirmou o treinador.

Uma das metodologias adotadas pelo Atlético-PR para aproveitar os jogadores da base é utilizar o time Sub-23 no Campeonato Paranaense. Essa estratégia já foi utilizada em 2013 e neste ano. Apesar de não ter conseguido título, a equipe abasteceu o elenco principal com diversos nomes. Como exemplo, na temporada passada, quando o clube paranaense foi vice-campeão da Copa do Brasil e terceiro colocado no Campeonato Brasileiro, nomes como o lateral Léo, o meia Zezinho (atualmente na Chapecoense), o atacante Douglas Coutinho foram promovidos do grupo que disputou o Estadual.

<p>O meio-campista Nathan é constantemente chamado para a Seleção Brasileira das categorias de base</p>
O meio-campista Nathan é constantemente chamado para a Seleção Brasileira das categorias de base
Foto: Atlético-PR / Divulgação

Neste ano, além de Léo Pereira, Nathan e Mosquito, outros nomes do Sub-23 foram promovidos, como o volante Otávio, de 20 anos, que vem sendo titular do Atlético-PR no Campeonato Brasileiro. No total, do time titular sete atletas são revelados nas categorias de base do clube.

Em negociações, o Atlético-PR também se destaca. Recentemente o zagueiro Manoel, eleito o melhor do Campeonato Brasileiro do ano passado e também revelado nas categorias de base do clube, foi para o Cruzeiro, que adquiriu 50% dos direitos econômicos dele por R$ 9 milhões. O atacante Marcelo, apontado como a revelação do futebol nacional em 2013, recebeu proposta do Corinthians de R$ 15 milhões por 50% dos direitos, mas a negociação foi encerrada nesta semana e o atleta segue no clube paranaense - pelo menos, por enquanto.

Após vitória, Doriva elogia velocidade do Atlético-PR :

Veja os gols de Flamengo 1 x 2 Atlético-PR pelo Brasileiro:

Fonte: PGTM Comunicação - Especial para o Terra PGTM Comunicação - Especial para o Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade