PUBLICIDADE
Logo do Athletico Paranaense

Athletico Paranaense

Favoritar Time

Atlético-PR se inspira no passado para vencer o Sport

Duelo deste domingo, às 11h, na Arena da Baixada, vale uma vaga no G-4

6 ago 2015 - 13h59
(atualizado às 14h43)
Compartilhar
Exibir comentários

Neste domingo, às 11h, Atlético-PR e Sport se enfrentam na Arena da Baixada, pela décima sétima rodada da Série A. As duas equipes são apontadas como as surpresas da competição por muitos, já que os pernambucanos estão em quarto e os paranaenses em quinto na competição. 

Paulo Rink e Oséas, em 1996, levaram o Atlético-PR até as quartas-de-final da Série A
Paulo Rink e Oséas, em 1996, levaram o Atlético-PR até as quartas-de-final da Série A
Foto: Divulgação/Atlético-PR

De um modo geral os confrontos entre os clubes são equilibrados, mas os atleticanos buscam inspiração no passado. Pelo Campeonato Brasileiro de 1996, no dia 27 de outubro, os times também se encontram nesta altura do torneio e a equipe paranaense goleou por 6 a 2.

"Lembro que foi um jogo na antiga Baixada. As duas equipes estavam bem, assim como estão agora. Vencemos e assumimos a quarta colocação, fato que se repetirá se o time vencer neste domingo", declarou o ex-goleiro Ricardo Pinto.

Em relação ao jogo especificamente, o ídolo rubro-negro diz que uma defesa foi marcante e importante naquele duelo. "Fiquei frente a frente com um adversário, ele chutou e eu defendi. No rebote puxamos o contra-ataque e definimos a goleada", relembrou.

Porém, o ex-arqueiro não vê muitas semelhanças da atual equipe com aquela que ele defendeu. "O time de 96 foi um dos melhores que eu joguei. Era um time com atletas experientes, tanto é que muitos pararam uns dois anos depois. Esta equipe do Atlético-PR é mais jovem", comparou Ricardo Pinto.

Em 2014, o Atlético-PR perdeu para o Sport por 1 a 0, na Arena
Em 2014, o Atlético-PR perdeu para o Sport por 1 a 0, na Arena
Foto: Divulgação/Atlético-PR

Atuando contra o Sport, em Curitiba, o retrospecto é bem favorável. Dos 11 jogos, o Atlético-PR venceu seis, empatou quatro e perdeu apenas uma vez - justamente no ano passado, por 1 a 0. Ao todo, o time paranaense fez 17 gols e sofreu seis.

Essa consistência defensiva no duelo também é vista no time atual, que melhorou o desempenho e entrou entre as 10 zagas menos vazadas. "Estou muito contente com a parte defensiva, que não tem sofrido muitos gols. Isto é bom porque dá segurança lá na frente para que todos tenham tranquilidade. Mas não é só a defesa. Acredito que a equipe tem feito um trabalho espetacular", analisou Christián Vilches.

Confira a ficha técnica daquela partida de 1996:

Atlético-PR 6x2 Sport

17ª rodada - Fase de Classificação do Campeonato Brasileiro

Local: Estádio Joaquim Américo [Baixada], em Curitiba. 

Horário: 17h.

Árbitro: Alfredo dos Santos Loebeling (SP)

Público: 20.157. 

Renda: R$ 221.570,00

Atlético-PR: Ricardo Pinto; Alberto, Reginaldo (Marcelo Silva), Jorge Luís (Cléberton), Tanielton, Alex Lopes, Novak, Piekarski (Jorginho) e Jean Carlo; Oséas e Paulo Rink.

Técnico: Evaristo de Macedo.

Sport: Albérico; Russo (Ednan), Ildo, Erlon, Dedé e Dário; Leomar, Wallace (Rogério), Chiquinho, Luís Müller e João Paulo.

Técnico: Hélio dos Anjos.

Cartões amarelos: Alex Lopes, Tainelton, Alberto, Jorge Luís e Jean Carlo (CAP); Dário, Wallace, Chiquinho (SPO).

Cartão vermelho: Ednan (SPO), aos 26min do 2ºT.

Gols: Paulo Rink, a 1min do 1ºT (1x0); Paulo Rink, aos 21min do 1ºT (2x0); Novak, aos 41min do 1ºT (3x0); Luís Müller, aos 9min do 2ºT (3x1); Jorginho, aos 25min do 2ºT (4x1); Ildo [contra], aos 32min do 2ºT (5x1); João Paulo, aos 34min do 2ºT (5x2) e Oséas, aos 37min do 2ºT (6x2).

Fonte: PGTM Comunicação - Especial para o Terra PGTM Comunicação - Especial para o Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade