PUBLICIDADE
Logo do Athletico Paranaense

Athletico Paranaense

Favoritar Time

Atlético-PR tenta barrar jornalistas; liminar libera entrada

7 set 2014 - 21h31
Compartilhar
Exibir comentários
Torcedor do Atlético-PR levou cartaz à Arena da Baixada neste domingo apoiando a imprensa
Torcedor do Atlético-PR levou cartaz à Arena da Baixada neste domingo apoiando a imprensa
Foto: Twitter / Reprodução

O Atlético-PR voltou a tentar impedir que a imprensa realizasse o trabalho neste domingo, na Arena da Baixada. Como fez contra o América-RN, o clube paranaense barrou portais e jornais de realizar a cobertura, além de expandir para fotógrafos.

Novamente foi em vão. No meio da semana, uma liminar concedida juiz Victor Schmidt Figueira dos Santos, da 6ª Vara Cível de Curitiba, deixou que os profissionais tivessem o direito de entrar no estádio. Para este final de semana, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (Sindijor) conseguiu outra liminar durante esa manhã, que garantiu a presença dos jornalistas.

Além disso, a entidade publicou um texto, com título de “Atlético-PR atenta contra o direito dos jornalistas”, repudiando o ato da diretoria. “A decisão dos dirigentes do Atlético-PR de proibir o trabalho de jornalistas nos jogos na Arena da Baixada é um grave atentado ao direito dos profissionais de jornalismo e à liberdade de imprensa, garantidos na Constituição. Esta não é a primeira vez que a diretoria atleticana viola os direitos constitucionais e trabalhistas dos profissionais do jornalismo. No ano passado, o clube vetou os jogadores e a comissão técnica de conceder entrevista para os jornalistas”, relata.

A nota ainda diz que continuará a luta pela garantia dos direitos e critica a forma que o Atlético-PR conduz a situação. “Inconcebível que um clube de futebol atente contra o direito dos jornalistas de informar a população. O bloqueio dos dirigentes atleticanos é uma flagrante violação das liberdades democráticas e da liberdade de expressão e comunicação.A diretoria do Atlético desrespeita a história e a imensa contribuição dos jornalistas ao futebol. Seus dirigentes desconsideram que o Atlético, assim como qualquer outro clube paranaense e brasileiro, não pertence só ao seu presidente e diretores. Os clubes pertencem aos seus torcedores, da mesma forma que o futebol, como uma das mais fortes expressões culturais do país, pertence ao povo brasileiro, que tem direito de ser informado”, finaliza.

Torcida apoia

Os vetos à imprensa durante esta semana movimentaram as redes sociais. A grande maioria dos atleticanos criticou a atitude do presidente Mario Celso Petraglia. No empate por 1 a 1 diante do Palmeiras, neste domingo, torcedores se manifestaram. Um grupo levou um cartaz com a frase: "deixa a imprensa trabalhar".

Federações ficarão responsáveis por credenciamento

A partir do dia 10, uma determinação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) muda o sistema de credenciamento nos jogos do Campeonato Brasileiro e Série A. Diferente de agora, o cadastramento e o controle do acesso da imprensa aos jogos será feito pelas federações dos respectivos Estados.

Essa nova prática já estava prevista no Regulamento Geral de Competições da CBF. O artigo 6º do RGC, que trata das obrigações das federações estaduais, já prevê que seja delas a responsabilidade de ”fazer convênios com as associações de classe representativas de fotógrafos ou jornalistas, para o credenciamento e fiscalização do acesso ao estádio e ao gramado, dos profissionais escalados para cada partida”.

Fonte: PGTM Comunicação - Especial para o Terra PGTM Comunicação - Especial para o Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade