PUBLICIDADE
Logo do Athletico Paranaense

Athletico Paranaense

Favoritar Time

Atlético-PR usa Sub-23 pelo terceiro ano no Paranaense

18 jan 2015 - 19h14
(atualizado às 19h16)
Compartilhar
Exibir comentários
Marcelo Vilhena é o técnico da equipe
Marcelo Vilhena é o técnico da equipe
Foto: Clube Atlético Paranaense/Divulgação

Pelo terceiro ano consecutivo, o Atlético-PR vai atuar com a geração Sub-23 no Campeonato Paranaense. Comandados por Marcelo Vilhena, os jovens jogadores tem no Estadual a oportunidade de subir para o elenco principal.

A medida inovadora começou em 2013, um ano após Mario Celso Petraglia retornar à presidência do clube. Logo no primeiro ano chegou à final do Estadual contra o rival Coritiba, mas ficou com o vice-campeonato. Ano passado caiu nas semifinais para o Londrina, em um duelo que parecia resolvido e teve uma virada história no Estádio do Café.

Agora, com alguns ajustes, o objetivo é utilizar o mesmo padrão tanto no Sub-23 quanto no time principal, comandado por Claudinei Oliveira. “O clube tem uma característica, um modelo que é cultural do Atlético-PR, e não vamos sair desta proposta. É um jogo semelhante ao desenvolvido pela nossa equipe profissional no Brasileiro em termos de conceito e de modelo. Esta é a nossa proposta: ter uma unidade, para que a transição dos nossos atletas de categoria a categoria seja mais fácil”, afirma Vilhena.

Conhecidos

Recentemente, o Atlético-PR divulgou a lista de atletas que fazem parte do grupo para a disputa do Estadual. Nomes como o zagueiro Ricardo Silva, o lateral esquerdo Sidcley, o volante Matteus e o lateral direito Mario Sérgio, que estavam na equipe principal, são conhecidos do torcedor. O meia Zé Paulo e o atacante Pedro Paulo, que também integram o elenco, foram utilizados na reta final da Série A do ano passado – depois de garantir a permanência na elite.

“Eles amadurecerão um pouco mais e também trazem amadurecimento para a nossa equipe. É muito importante esta união e são jogadores que entendemos que poderão dar um suporte maior para a nossa equipe na competição”, completa o treinador.

Junior Barros atuou pelo Sub-23 em 2013
Junior Barros atuou pelo Sub-23 em 2013
Foto: Clube Atlético Paranaense/Divulgação

O grupo ainda conta com o lateral esquerdo Héracles, que se recuperou de uma grave lesão em outubro de 2013, quando defendia o Avaí. “Fiz todos os testes com o grupo e tenho conseguido concluir todos os treinos, fazer tudo sem nenhum tipo de dor. Já me sinto vitorioso em treinar de novo. Agora, já me imagino no dia do jogo. Vai ser como se fosse ganhar um título. Uma alegria que quero ainda dividir com o grupo e com todos aqueles que participaram comigo desse processo de recuperação”, declara o defensor que tem 85 partidas com a camisa rubro-negra.

O atacante Júnior Barros também é outro que já esteve nessa categoria e ganha nova chance, após ficar um ano fora do CT. “"Hoje, me vejo um jogador mais maduro, até por já conhecer o campeonato que vamos disputar. Acredito que vamos ter um desafio difícil pela frente, por isso precisamos procurar fazer o nosso trabalho com os pés no chão para, jogo a jogo, irmos atrás dos nossos objetivos”, analisou o atleta, que atuou 10 vezes em 2013, com um gol e uma assistência.

Contratado

O zagueiro Lula, que disputou a Série B de 2014 pelo Boa Esporte, foi contratado pelo clube na primeira quinzena de janeiro. Revelado pelas categorias de base do América-M, o defendor de 22 anos foi um dos destaques do time na conquista do Campeonato Brasileiro Sub-20 de 2011.

No profissional, entretanto, não conseguiu se firmar no clube, sendo liberado na metade do ano passado. Após sua saída, acertou com o Boa Esporte, onde disputou 28 jogos na Série B e não teve o contrato renovado.

Sub-23 se reapresentou no dia 5 de janeiro
Sub-23 se reapresentou no dia 5 de janeiro
Foto: Clube Atlético Paranaense/Divulgação
Trio "indiano"

O volante Guilherme Batata e os meias Bruno Pelissari e Gustavo Marmentini, que foram emprestados pelo Furacão para a disputa da primeira edição da Super Liga Indiana, também estão no jovem elenco. O trio, que ainda contou com mais dois jogadores, esteve três meses por lá e retornou em dezembro.

Alguns jogadores que atualmente estão com a equipe que participa da Copa São Paulo de Futebol Júnior, como o meia Bruno Mota e o atacante Cryzan, também podem se juntar ao elenco após o término da competição.

Aposta gringa

Caçula do elenco por alguns meses, com apenas 18 anos, o colombiano Oscar Cabezas é a aposta atleticana. O defensor, que defendia o Club Juanito Moreno até o ano passado e com convocações para a seleção sub-17, teve uma lesão e, atualmente, está na fase de transição.

Exceção à regra

“Experiente”, um jogador do elenco rubro-negro ultrapassa a idade-limite do projeto. Com passagem por Independente de Limeira, Portuguesa Santista e Ferroviária, Matteus tem 25 anos e disputa vaga com Guilherme Batata, Jonatan Lucca e Matheus Rossetto.

O Atlético-PR estreia no Campeonato Paranaense diante do Cascavel, no Olímpico Regional, no dia 1° de fevereiro, às 17h. Já na Arena da Baixada, a torcida reencontra a equipe no dia 8, na terceira rodada, no clássico contra o Paraná.

Confira abaixo a lista

Goleiros

Alexandre

Hugo

Lucas Macanhan

Matheus Kayser

Zagueiros

Marcão

Oscar

Rafael Zuchi

Ricardo Silva

Lula

Laterais

Héracles

Jean Felipe

Mario Sérgio

Michael

Sidcley

Volantes

Guilherme Batata

Jonatan Lucca

Matheus Rossetto

Matteus

Meias

Bruno Pelissari

Gustavo Marmentini

Zé Paulo

Atacantes

Juninho

Marco Damasceno

Pedro Paulo

Fonte: PGTM Comunicação - Especial para o Terra PGTM Comunicação - Especial para o Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade