PUBLICIDADE
Logo do Athletico Paranaense

Athletico Paranaense

Favoritar Time

Destaque "meteórico" do Atlético-PR entra na mira de Gallo

De encostado a convocado para Seleção Sub-21, atacante começa a viver sonho olímpico

16 ago 2014 - 10h17
(atualizado às 10h21)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Douglas Coutinho foi convocado pela primeira vez para a Seleção Brasileira (Sub-21) no início desta semana</p>
Douglas Coutinho foi convocado pela primeira vez para a Seleção Brasileira (Sub-21) no início desta semana
Foto: Getty Images

O técnico Alexandre Gallo divulgou na segunda-feira a convocação da Seleção Brasileira Sub-21. Entre as novidades, um dos principais destaques foi a presença do atacante Douglas Coutinho, do Atlético-PR. O que chama a atenção no jovem atleta é a rápida volta por cima que ele deu, já que no início do ano tinha perdido espaço dentro do clube paranaense.

Douglas Coutinho chegou ao Atlético-PR ainda garoto. Com uma infância difícil, foi criado pela avó e viu no futebol a chance de ter um futuro promissor. Nas categorias de base do clube, se destacou, sendo artilheiro em algumas competições realizadas na Europa.

No profissional, a primeira chance veio no Campeonato Paranaense do ano passado, quando o Atlético-PR pela primeira vez utilizou o time Sub-23 na competição. O resultado foi imediato: Douglas Coutinho marcou 11 gols e liderou a equipe que conquistou o segundo turno e que fez emocionantes jogos na final contra o Coritiba do experiente meia Alex.

Com a boa fase, foi promovido ao time principal pelo então técnico Ricardo Drubsky. Logo na estreia, contra o América-RN, pela Copa do Brasil, marcou um gol. A primeira convocação para defender as seleções de base, comandada por Gallo, veio em 2013, mas devido a um pedido do presidente do Atlético-PR, Mário Celso Petraglia, o atleta foi dispensado para seguir colaborando com o clube.

Só que uma lesão na região do púbis espantou o bom momento do jovem atacante. Devido a isso e as boas fases de Marcelo e Ederson, o atleta ficou no banco de reservas e muitas vezes era preterido por Vagner Mancini que preferia a entrada do experiente centroavante Roger.

Assim, Coutinho foi devolvido ao Sub-23 para a disputa do Campeonato Paranaense deste ano. A falta de empenho nos jogos era nítida e o jogador passou a carregar uma fama de indisciplinado. Mesmo com tudo isso, foi inscrito na Libertadores da América, competição em que o Atlético-PR foi eliminado na fase de grupos. A má campanha gerou uma reformulação no elenco (nomes como o zagueiro Manoel e o atacante Adriano "Imperador" deixaram o clube) e o jovem artilheiro foi cotado para ser negociado e até mesmo dispensado.

Douglas Coutinho ficou e se focou no Atlético-PR. O resultado, novamente, foi imediato. É o artilheiro do time no Campeonato Brasileiro e vice da competição, com sete gols. No jogo contra o Figueirense, o último após a parada para a Copa do Mundo, o atleta admitiu. "Agora estou pensando somente no futebol", reconheceu.

Mesmo assim, veio um baque ao jovem atleta. A esposa dele perdeu o bebê que estava esperando. "Ele ficou muito triste e decepcionado. Seria o segundo filho dele. Isso também contribuiu para o amadurecimento e a mudança de comportamento", afirmou o empresário do jogador, Taciano Pimenta.

Embora a fase esteja boa, Douglas Coutinho perdeu a titularidade no Atlético-PR sob o comando do técnico Doriva. Na última rodada, quando entrou no segundo tempo, o atleta foi premiado com um bonito gol diante do Botafogo, o que decretou a vitória atleticana por 2 a 0. "É uma opção do treinador, só cabe a mim respeitar e fazer o possível para contribuir para o time quando solicitado", disse o artilheiro, se esquivando de polêmicas.

Com a convocação, Douglas Coutinho vai desfalcar o Atlético-PR em três rodadas no Campeonato Brasileiro. Por outro lado, vê o sonho de disputar os Jogos Olímpicos se aproximar. "É o que eu sempre quis, defender o Brasil. É a prova de que o trabalho está dando certo", comemorou.

Devido a tudo isso, o Atlético-PR já se articula para renovar o contrato do atleta. O atual vínculo vai até 2017 e o clube quer prorrogar, dando um aumento salarial e também na multa rescisória. "As conversas já se iniciaram, mas estamos sem pressa. O foco está no trabalho do menino", garantiu o empresário Taciano Pimenta.

Fonte: PGTM Comunicação - Especial para o Terra PGTM Comunicação - Especial para o Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade