PUBLICIDADE
Logo do Paraná

Paraná

Favoritar Time

No Paraná, 30% não possuem time; média nacional é 23,4%

28 ago 2014 - 17h20
(atualizado às 17h37)
Compartilhar
Exibir comentários
Atlético-PR tem a 15ª torcida do país, com 1,2% dos brasileiros, equivalente a 2,4 milhões de pessoas
Atlético-PR tem a 15ª torcida do país, com 1,2% dos brasileiros, equivalente a 2,4 milhões de pessoas
Foto: Atlético-PR / Divulgação

Na quarta-feira, o jornal Lance! divulgou uma nova pesquisa de torcidas em parceria com o instituto Ibope. Na lista, o Atlético-PR é o único que aparece entre os paranaenses, na 15ª colocação, enquanto Coritiba e Paraná sequer são listados.

Além disso, outro dado preocupante está presente no Estado. No Paraná, 30,8% da população diz não ter nenhum time para torcer, nem o “trio de ferro” da capital, nem os demais clubes espalhados pelo Brasil. A média nacional é de 23,4%. O percentual paranaense é o maior entre os levantados pela pesquisa. Como é o quinto levantamento do Ibope a pedido do diário, um cenário mostra que o número cresceu.

Nas anteriores, o número de pessoas sem time diminuiu consideravelmente a cada pesquisa divulgada. Entretanto, em 2014, o número cresceu e assusta. O índice em 1998 era de 26,5%. Já em 2004, uma queda para 21,4%. Seis anos depois, nova diminuição: 18,8%. Já neste ano, o salto é de 12% no dado de não-torcedores no Paraná, chegando a 30,8%.

Fanatismo

Por outro lado, um estudo divulgado pela Pluri Consultoria em 2013 mostra que Atlético-PR e Coritiba possuem torcidas fanáticas. Dividido em fanáticos, torcedores, simpatizantes ou indiferentes, a dupla está no Top 6.

O clube rubro-negro aparece em 5º, com 15,7% dos adeptos dizendo ser fanáticos pelo time. A equipe alviverde está logo atrás, na 6ª posição, com 14,7%. Ambos também possuem números semelhantes entre torcedores (55% para os dois), simpatizantes (18% para o Atlético-PR; 19% para Coritiba) e indiferentes (11% para ambos).

Fonte: PGTM Comunicação - Especial para o Terra PGTM Comunicação - Especial para o Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade