0

Amputado cria rivalidade e se torna "resposta americana a Pistorius"

29 mai 2012
16h48
atualizado em 30/5/2012 às 09h37

O atleta sul-africano Oscar Pistorius, que tem as duas pernas amputadas, é fonte de polêmica por disputar provas com atletas comuns e possivelmente se beneficiar com suas próteses de fibra de carbono para obter resultados mais expressivos. Nos EUA, porém, ele encontrou um rival em condições semelhantes, apontado pelo jornal The Washington Post como uma "resposta americana" a Pistorius. Apesar de disputar apenas a Paralímpiada, enquanto o sul-africano busca vaga também nos Jogos Olímpicos, o americano Jerome Singleton Jr. promete fazer frente ao adversário.

» Brigas e dramas: relembre grandes momentos olímpicos
» Beckham ou Neymar? Vote em quem brilhará mais nos Jogos de Londres

Em 2011, na Nova Zelândia, Singleton surpreendeu ao quebrar uma sequência vitoriosa de sete anos de Pistorius nos 100 m rasos. Ambos obtiveram a mesma marca - 11s34 -, mas, pela imagem do momento da chegada, comprovou-se que o americano venceu. Nos encontros anteriores, nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, e na Copa do Mundo Paralímpica de Manchester, em 2009, Pistorius venceu por uma diferença de 0s03.

Desafiador e pouco humilde, Singleton espera por um novo duelo com o rival na Paralímpiada. Mesmo com elogios à possibilidade de Pistorius competir na Olimpíada, um mês antes, ele diz não aceitar desculpas de cansaço no duelo entre os dois. Apesar das brincadeiras e provocações, o americano declarou respeito a Pistorius, lembrando a derrota nos Jogos de Pequim.

Diferentemente do sul-africano, Singleton possui apenas uma prótese, e acredita que sua perna natural - a esquerda - favoreça sua impulsão mais rapidamente do que Pistorius. Para ele, no entanto, o fato de o adversário contar com dois membros artificiais ajuda sua resistência no fim da prova dos 100 m e em percursos mais longos, como nos 400 m.

Londres 2012 no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, que serão realizados entre os dias 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura contará com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

Em 2011, Jerome Singleton venceu Oscar Pistorius nos 100 m após análise da imagem de chegada
Em 2011, Jerome Singleton venceu Oscar Pistorius nos 100 m após análise da imagem de chegada
Foto: Anderson Giorge Regio / Terra
Fonte: Terra
publicidade