1 evento ao vivo

Aos 39 anos, "britânica de plástico" diz que seria uma ótima capitã

21 jun 2012
18h41
atualizado em 22/6/2012 às 09h33

A cubana Yamille Aldama, 39 anos, naturalizada britânica desde 2010, foi cogitada pelo treinador da equipe nacional de atletismo, Charles van Commenee, para ocupar o cargo de capitã do time. Conhecida como "britânica de plástico" por não ter nascido no local, Aldama já disputou Olimpíadas por outros dois países: em 2000, representou Cuba, onde nasceu, e em 2004 e 2008, saltou pelo Sudão, onde conseguiu a naturalização em 2004.

» Escolha a atleta mais bela dos Jogos Olímpicos de Londres 2012
» Brigas e dramas: relembre grandes momentos olímpicos
» Saiba todos os detalhes dos atletas brasileiros que estarão em Londres

Segundo o jornal Daily Mail, a atleta ficou honrada com a lembrança e disse que seria uma ótima capitã. Ela afirma que sente o respeito da equipe, e que, se fosse jovem, gostaria de ter alguém experiente para se espelhar. Nessa posição, ela garante que faria um bom papel.

Confiante em uma boa apresentação nos Jogos, já que se considera em condições de conquistar sua primeira medalha, Aldama acredita que pode assumir a condição e incentivar os demais atletas com um discurso simples e direto, praticamente um grito de guerra concentrado em "esquecer a pressão".

Como "britânica de plástico", Aldama faz parte de um grupo que enfrenta certa resistência do público e da imprensa do Reino Unido. A velocista Tiffany Porter, que também faz parte da mesma "divisão" por ser nascida nos EUA, foi a capitã da equipe no Mundial de Istambul, em março. Ela foi criticada por não saber os primeiros versos do hino inglês "God Save the Queen".

A cubana é tida como uma das prováveis selecionadas das Seletivas Aviva, a serem disputadas neste fim de semana. Caso faça parte do grupo, ela provavelmente será a mais experiente, o que motivou o treinador a colocá-la como possível capitã da equipe.

Londres 2012 no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, que serão realizados entre os dias 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura contará com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

Nascida em Cuba, Yamille Aldama é uma das prováveis integrantes da equipe de atletismo da Grã-Bretanha
Nascida em Cuba, Yamille Aldama é uma das prováveis integrantes da equipe de atletismo da Grã-Bretanha
Foto: Reuters
Fonte: Terra
publicidade