0

Após morte de pai e lesão, atleta quer superar traumas por Olimpíada

5 jun 2012
11h51
atualizado em 12/6/2012 às 14h55

Após receber diversas críticas por naturalizar-se britânica para a disputa dos Jogos Olímpicos, a cubana de nascimento Yamilé Aldama - que também já foi cidadã do Sudão - sofreu dois duros golpes na etapa de Roma da Liga Diamante, no último dia 31. Além de lesionar o ombro e ficar na quarta colocação do salto triplo, ela recebeu a notícia da morte de seu pai.

» Brigas e dramas: relembre grandes momentos olímpicos
» Beckham ou Neymar? Vote em quem brilhará mais nos Jogos de Londres

Nesta terça-feira, em artigo publicado no site do jornal The Guardian, a atleta comentou como foi difícil ter de lidar com as duas emoções. Segundo a triplista, a notícia da morte foi como a queda das Torres Gêmeas em Nova York.

De acordo com o que escreveu, Yamilé sentiu a lesão ao cair errado no salto que lhe garantiu o quarto lugar da etapa com 16,65 m, mas permaneceu na pista para assistir a um companheiro competir no salto em distância. Ao retirar-se para o vestiário, seu técnico foi o encarregado de lhe dar a má notícia.

Yamilé não teve sequer tempo de ir ao velório, em Cuba, pois sua família já havia enterrado o corpo de seu pai e tinha decidido dar a notícia somente depois da Liga Diamante de Roma. Para a saltadora, esta foi a melhor escolha, pois sua família sabe como é importante o ano de preparação para a Olimpíada.

No artigo, a atleta afirma que faz de tudo "humanamente possível" para recuperar-se dos dois traumas - o físico e o emocional - e promete que, mesmo que não compita nem mesmo um torneio antes da Olimpíada, estará presente em Londres 2012 até se precisar "saltar com um braço". Ela prevê também que fará uma ótima apresentação nos Jogos, "não importa o que aconteça".

Londres 2012 no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, que serão realizados entre os dias 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura contará com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

Matthew Pinsent é tetracampeão no remo; veja
Fonte: Terra
publicidade