1 evento ao vivo

Atleta amputado é selecionado para os Jogos Olímpicos de Londres

4 jul 2012
09h11
atualizado em 5/7/2012 às 10h23

O velocista sul-africano Oscar Pistorius, que tem a as duas pernas amputadas, irá disputar a prova do revezamento 4x400 m nos Jogos Olímpicos de Londres. O atleta, que não conseguiu índices olímpicos em provas individuais, foi selecionado nesta quarta-feira pelo Comitê Olímpico Sul-Africano.

Oscar Pistorius será o primeiro atleta amputado da história a participar dos Jogos Olímpicos
Oscar Pistorius será o primeiro atleta amputado da história a participar dos Jogos Olímpicos
Foto: Getty Images

» Escolha a atleta mais bela dos Jogos Olímpicos de Londres 2012
» Brigas e dramas: relembre grandes momentos olímpicos
» Saiba todos os detalhes dos atletas brasileiros que estarão em Londres

Com a participação garantida, Pistorius se torna o primeiro atleta amputado da história a competir nos Jogos Olímpicos.

A seleção diminui um pouco a decepção do atleta, que, após ficar em segundo no Campeonato Africano de Atletismo, não conseguiu se classificar para a Olimpíada na prova dos 400 m. Pistorius, que corre com próteses de fibra de carbono nas duas pernas, precisava atingir duas vezes o índice olímpico, que é 45s30, mas conseguiu o tempo apenas uma vez.

Conhecido como "Blade Runner" (corredor lâmina), Oscar Pistorius é o primeiro atleta olímpico e paraolímpico da história a competir em condições de igualdade com atletas não deficientes.

Recordista mundial nos 100m, 200m e 400m rasos para amputados na classe T 44, o atleta de 25 anos tem cinco medalhas paralímpicas e chocou o mundo ao ganhar a medalha de prata no revezamento 4x400 m do Mundial de Atletismo de Daegu, Coréia do Sul, no ano passado.

Londres 2012 no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, que serão realizados entre os dias 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura contará com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

Fonte: AP AP - The Associated Press. Todos os direitos reservados. Este material não pode ser copiado, transmitido, reformado o redistribuido.
publicidade