PUBLICIDADE

Atletismo

Atleta dos EUA Nick Symmonds critica lei russa contra "propaganda gay"

7 ago 2013 - 14h49
(atualizado às 18h00)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Atleta teceu críticas em blog, mas disse que não se manifestará mais sobre o assunto</p>
Atleta teceu críticas em blog, mas disse que não se manifestará mais sobre o assunto
Foto: Getty Images

O corredor americano várias vezes campeão nacional dos 800 m Nick Symmonds tornou-se o primeiro competidor no Mundial de Atletismo a criticar a lei contra a propaganda gay na Rússia, mas disse que não irá manifestar-se mais sobre o tema em respeito ao país sede.

Symmonds, quinto colocado nos 800 m na Olímpiada de 2012 e um possível medalhista no Mundial que acontece na próxima semana, escreveu em seu blog na revista Runner's World que "discorda" da controversa nova lei, que condena a promoção da homossexualidade. Com a declaração, o atleta tornou-se um problema para a política antes da Olimpíada de Inverno de Sochi, em 2014.

O presidente dos EUA, Barack Obama, entrou na polêmica na noite da última terça-feira, dizendo que "não tinha paciência" com a Rússia sobre o assunto, enquanto outras personalidades esportivas de alto nível também se manifestaram contra a medida.

"Várias pessoas, que me conhecem por ser um atleta relativamente vocal quando se trata de questões políticas, ficaram animadas ao me ouvir falar como é competir em um país com questionáveis leis de direitos humanos", escreveu Symmonds.

"Essas leis, que não proíbem expressamente de ser homossexual, criminalizam a discussão pública sobre homossexualidade, especialmente com estrangeiros. Como um americano, eu acredito na liberdade de expressão e igualdade para todos, e portanto discordo das leis que a Rússia instituiu", escreveu o atleta.

Veja mais de 50 atletas que já admitiram homossexualidade:

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade