PUBLICIDADE

Atletismo

Bicampeão da São Silvestre chega a São Paulo nesta terça

28 dez 2010 - 17h43
(atualizado às 17h47)
Compartilhar

O queniano James Kipsang, campeão da São Silvestre em 2008 e 2009, chegará a São Paulo nesta terça-feira. Vindo do Catar, ele tem desembarque previsto para as 17h30 (de Brasília) e pode realizar um treinamento no Ibirapuera na manhã de quarta, já que a corrida está marcada para a próxima sexta.

Seis mil mulheres participaram da segunda etapa do Circuito de Vênus em São Paulo
Seis mil mulheres participaram da segunda etapa do Circuito de Vênus em São Paulo
Foto: Divulgação

Alice Timbilili, ganhadora da edição de 2007 da prova e também do Quênia, chega no mesmo voo. Ela triunfou em São Paulo com a marca de 53min07s, mas neste ano ganhou uma prova em Nova York de 15 quilômetros - mesma distância da São Silvestre - com o tempo de 48min15s.

Os marroquinos Mohamed El Hachimi e Abderrahime Bouramdame, outros dos dois favoritos, já estão na capital paulista, hospedados no hotel oficial da prova. Para completar, os quenianos Barnabas Kiplagat Kosgei, Mark Korir e Mathew Kiptoo Cheboi, que treinam no Brasil desde agosto, chegam via terrestre do Paraná nesta quarta-feira.

O trio conquistou bons resultados no País, como a vitória de Barnabas, campeão mundial de cross-country em 2007 com apenas 21 anos, na Volta da Pampulha e a primeira posição de Korir na 10K Rio - Corrida Pan-Americana. A queniana Bornes Jepkirui Kitur, campeã da Volta da Pampulha, chega junto com o grupo.

Melhor brasileira em 2009 desembarca em São Paulo:

A alagoana Marily dos Santos, uma das principais esperanças brasileiras na Corrida Internacional de São Silvestre, já está na capital paulista. Na edição do ano passado da prova, ela terminou na terceira colocação e foi a melhor atleta nacional na disputa feminina.

Com o tempo de 52min30s, a queniana Pasalia Chepkorir venceu a prova de 2009, seguida pela sérvia Olivera Jevtic, que registrou 52min39s. Já Marily dos Santos percorreu os 15 quilômetros da São Silvestre em 53min35 e terminou no terceiro posto.

Uma brasileira não conquista a tradicional competição desde a temporada de 2006, quando Lucélia Peres triunfou. Desde então, a queniana Alice Timbilili ganhou em 2007, a etíope Yimer Wude Ayalew triunfou no ano seguinte e Pasalia manteve o domínio africano em 2009.

Já Maria Zeferina Baldaia, vencedora da São Silvestre de 2001, estará na capital paulista nesta quarta-feira, assim como Edielza Alves Guimarães, líder do Ranking Nacional da Confederação Brasileira de Atletismo de 2010 e vice da Volta da Pampulha.

Os principais brasileiros também são esperados na quarta-feira, como Damião Ancelmo da Silva, terceiro colocado na Volta da Pampulha, Clodoaldo Gomes da Silva, melhor do Brasil em 2009, Giomar Pereira, tricampeão do ranking nacional, e Franck Caldeira, último representante do País a ganhar a São Silvestre, na edição de 2006.

Marilson Gomes dos Santos, campeão das edições de 2003 e 2005, é a principal esperança do Brasil na disputa deste domingo. O atleta mora e treina em Santo André, na Grande São Paulo. Antes das vitórias de Kipsang nos últimos dois anos, Robert Cheruiyot, também do Quênia, ganhou em 2007.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade