PUBLICIDADE

Atletismo

Bolt, o homem mais rápido do mundo, é "a cara dos Jogos"

16 jul 2012 - 16h20
(atualizado em 17/7/2012 às 11h42)
Compartilhar
César Juárez Caudillo
Direto de Londres

Talvez por ser o homem mais rápido do mundo, ou o atleta mais carismático da atualidade, somente um esportista pode assinar como "a cara dos Jogos Olímpicos de Londres": o jamaicano Usain Bolt. O rosto do esbelto velocista é o mais encontrado nas ruas e centros comerciais da cidade que se encontra pronta para o evento esportivo.

» Saiba como assistir à Olimpíada no Terra

» Coloque as notícias sobre a Olimpíada no seu site

» Brigas e dramas: relembre grandes momentos olímpicos

» Saiba todos os detalhes dos atletas brasileiros que estarão em Londres

O foco está no atleta, que chega à capital britânica para defender as três medalhas de ouro que conquistou nos Jogos de Pequim 2008: 100 m rasos, 200 m e revezamento 4x100 m. Aqui, a imagem de Bolt pode ser vista em diferentes campanhas publicitárias, muitas delas em fotografias panorâmicas, destacando-se, inclusive, em relação às existentes da própria equipe olímpica britânica.

Sem dúvida, Bolt é o preferido por varias empresas comerciais para ser a imagem destes Jogos, além de seu principal patrocinador, a marca esportiva alemã Puma, que lhe paga anualmente 9 milhões de dólares (R$ 18,3 mi). A Visa, uma das empresas de cartão de crédito mais famosas do mundo, patrocinadora oficial dos Jogos, elegeu sua figura como meio de promoção.

Seu rosto aparece em mais websites que outros esportistas, inclusive mais famosos e mais ricos que o próprio caribenho. Bolt se exibe mais que os milionários jogadores da NBA, LeBron James ou Kobe Bryant, que o midiático tenista espanhol Rafael Nadal, o nadador Michael Phelps ou o jogador brasileiro Neymar.

E se falarmos de atletas latino-americanos, a realidade é que esportistas como o cubano Dayron Robles, medalhista de ouro em Pequim 2008 nos 110 m com barreiras; o argentino Manu Ginobili, ouro em Atenas 2004 e bronze em Pequim 2008 no basquete; ou a mexicana María del Rosario Espinosa, medalhista de ouro no taekwondo em Pequim 2008, simplesmente não figuram nos outdoors publicitários.

O que acontece é que hoje em dia não existe outro atleta que se associe aos Jogos Olímpicos de Londres como Bolt. Em Westfield, Stratford City, o centro comercial que existe ao lado do Parque Olímpico, o rosto do velocista é mais reproduzido à vista dos centenas de visitantes, inclusive, sem que a marca Puma, sua patrocinadora, tenha presença dentro do shopping.

Pelas ruas, também é fácil identificar o rosto de Bolt ou alguns modelos da empresa patrocinadora fazendo a pose característica do jamaicano, como se fosse um arqueiro pronto a lançar uma flecha ao horizonte.

Mas se existem dúvidas quanto à fama que possui o homem mais rápido do mundo em Londres, basta observar uma estatua do atleta em um dos corredores do aeroporto de Heathrow. A figura em tamanho natural, vestida com seu tradicional uniforme amarelo e verde, fazendo a característica pose da vitória, é a sensação dos passageiros, que tiram muitas fotos e imitam o velocista.

Além disso, no início do ano, o príncipe Harry, neto da rainha Elizabeth II, foi à Jamaica para "competir" com Bolt, em um ato que significou a promoção dos Jogos Olímpicos e que foi exibido em todas as partes do mundo.

Olimpíada ao vivo no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, de 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura conta com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

Usain Bolt aparece em anúncios publicitários por toda a cidade
Usain Bolt aparece em anúncios publicitários por toda a cidade
Foto: Bruno Santos / Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade