PUBLICIDADE

Atletismo

Bolt sobre recordes mundiais não batidos : 'estou ficando velho'

17 ago 2013 - 19h10
Compartilhar

O astro jamaicano Usain Bolt, que conquistou as medalhas de ouro nos 100 m e 200 m no Mundial de Atletismo de Moscou, reconheceu neste sábado que seria difícil bater seus dois recordes mundiais (9.58 nos 100 m e 19.19 nos 200 m).

Na Rússia, o velocista de 26 anos venceu os 100 m em 9.77 e os 200 m em 19.66. Nos 200 m, prova disputada neste sábado, ele se deu o luxo de desacelerar nos últimos metros, o que leva a pensar que poderia ter conseguido uma marca ainda melhor.

- Qual é o seu sentimento depois desta nova medalha de ouro (a sétima em Mundiais)?

"Meu objetivo era conquistar o título. Estava aqui para isso, não para bater recordes. Sei que os fãs queriam isso, mas a medalha de ouro é o que conta. Ano após ano meus adversários melhoram, como Warren Weir (companheiro de treino de Bolt, medalhista de prata nos 200 m), e sei que eles serão mais próximos no futuro".

- Você não tinha condições de bater o recorde mundial?

"Depois dos 150 m, vi os outros no telão, eles estavam aí, mas percebi que estavam começando a cansar. Então, dei uma olhada na esquerda e preferi apenas garantir o resultado. Para mais um recorde mundial, é difícil. Estou ficando velho, preciso treinar duro. Neste ano, tive problemas com lesões e está ficando cada vez mais difícil de correr rápido. Se tiver condições, é óbvio que irei continuar tentando, mas preciso ficar em forma. Quando você corre rápido e tenta se manter em forma durante anos, é muito difícil sofrer lesões. Sei que só tenho mais algumas temporadas pela frente, então, para mim, o mais importante é garantir o resultado e tomar cuidado para não sofrer lesões. Já falei sobre a possibilidade de competir no salto em distância com meu técnico. Pretendia tentar na próxima temporada, mas isso não vai acontecer, porque não quero correr o risco de me lesionar.

"Permanecer saudável! Já conquistei muita coisa. Queria me tornar uma lenda e consegui fazer isso no ano passado em Londres. Preciso continuar trabalhando e conquistando medalhas de ouro. Meu principal objetivo agora é me manter em forma até os Jogos do Rio-2016, porque ninguém foi tricampeão olímpico nos 100 m, 200 m e revezamento 4x100 m (Bolt conquistou o bicampeonato nessas duas modalidades em Pequim-2008 e Londres-2002)".

* Declarações colhidas em entrevista coletiva.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade