PUBLICIDADE

Atletismo

Brasileiro de 23 anos se classifica para decisão do salto com vara

10 ago 2013 - 09h04
(atualizado às 09h35)
Compartilhar
Exibir comentários

O brasileiro Augusto Dutra Silva de Oliveira, 23 anos completados no mês passado, estreou de forma bem-sucedida no Mundial de Moscou. Na manhã deste sábado, ele conseguiu se classificar para a final do salto com vara ao alcançar a marca de 5,55m no Estádio Olímpico.

"Foi uma estreia difícil. Comecei na marca de 5,40m e errei os dois primeiros saltos. Aí, adiantei um pouco a marca da corrida e consegui acertar melhor o encaixe da vara para passar", disse Augusto, que superou os 5,55m logo na primeira tentativa. "Eu já estava mais confiante", justificou.

Sem nunca ter disputado um Mundial de Menores ou de Juvenis, ele briga pela medalha às 12 horas (de Brasília) de segunda-feira. "Quero repetir e se possível superar meu recorde pessoal (5,82m, estabelecido em junho). Se conseguir, acho que posso lutar por uma medalha", projetou.

O ucraniano Vitaly Petrov, consultor de salto com vara da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), aponta o francês Renaud Lavillenie, atual campeão olímpico e líder do ranking mundial de 2013, como franco favorito, mas vê chances de medalha para o brasileiro.

"O salto com vara masculino tem um claro favorito ao título. Mas os outros dois lugares no pódio estão abertos e o Augusto, em um dia muito bom, pode almejar a conquista", disse Petrov. Thiago Braz da Silva (5,40m) e João Gabriel Souza (5,25m) não passaram das eliminatórias.

Já o decatleta Carlos Eduardo Chinin completou a primeira série da competição em sexto lugar entre os 34 concorrentes, com 2.613 pontos. Ele fez os 100m em 10s78, o salto em distância em 7,54m e no arremesso do peso marcou 14,49m. O norte-americano Ashton Eaton lidera a disputa com 2.755 pontos.

Na primeira rodada dos 800m, Kleberson Davide ficou em quinto lugar em sua bateria com 1min48s28 e não se classificou para a semifinal. No disco feminino, Fernanda Borges Martins errou os três lançamentos a que tinha direito e acabou eliminada.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade