PUBLICIDADE

Atletismo

Buscando vaga olímpica, Brasil disputa Mundial de Revezamento

1 mai 2015 - 14h41
(atualizado às 14h41)
Compartilhar
Exibir comentários

A Seleção Brasileira de atletismo está nas Bahamas para a disputa da segunda edição do Mundial de Revezamento, competição que vai reunir 674 atletas de 44 países, sendo 379 homens e 295 mulheres no estádio Thomas A. Robinson. O alto número de inscritos é explicado pela decisão da Associação Internacional de Federações de Atletismo de garantir que os oito primeiros colocados em cada revezamento olímpico estão automaticamente qualificados para a disputa dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016. A entidade também vai oferecer 1,4 milhões de dólares em prêmios.

A primeira prova brasileira será na categoria 4x400m, marcada para as 20h (de Brasília) de sábado. Os titulares serão Pedro Burmann, Wagner Cardoso, Hederson Estefani e Hugo Balduíno e a expectativa é que a equipe repita o bom desempenho de 2014 e chegue à decisão. Os principais adversários serão a seleção da Bahamas, ouro olímpico em Londres 2012 e prata mundial, e a seleção os Estados Unidos, que vão buscar o bicampeonato.

"Estamos prontos para conquistar nosso objetivo, que é a vaga olímpica", afirmou Balduíno. Caso avancem, a final será realizada no domingo, às 22h46. Na sequência é a vez da categoria 4x100 masculina, em que o Brasil será representado por Bruno Lins, Vitor Hugo, Aldemir Gomes e Jorge Vides. O principal adversário será o time da Jamaica, com a presença do recordista mundial Usain Bolt. A final será ainda no sábado, às 22h52.

"Fizemos uma ótima preparação nos Estados Unidos e estamos focados no objetivo. Temos que pensar em cada etapa, primeiro fazer uma boa prova e passar à final", afirmou Aldemir. "Estou há algum tempo participando do revezamento e poucas vezes vi um grupo tão entrosado. Todos têm experiência nesse tipo de competição e estão muito dedicados", acrescentou Bruno.

Entre as mulheres, o 4x100m não compete no primeiro dia. As atletas ainda farão um treino na tarde desta sexta-feira para decidir a equipe titular, que entram na pista às 20h20 de domingo. As opções para representar o time verde-amarelo são Ana Cláudia Lemos, Rosângela Santos, Franciela Krasucki, Evelyn Santos, Thaíssa Presti e Vanusa dos Santos. Já na categoria 4x400, o Brasil terá Geisa Coutinho, Joelma Sousa, Jailma Lima e Liliane Barbosa e vão brigar para voltar à final, como na última temporada.

"É uma prova difícil, as atletas precisarão correr muito próximo dos seus melhores resultados. Apenas as duas primeiras equipes se classificam automaticamente, o objetivo é estar na final", assegurou o técnico Sanderlei Parrela.

Serão dois dias de prova. Para o sábado, estão previstas nove provas, com quatro finais, enquanto no domingo serão disputadas mais seis medalhas. Além da possibilidade de classificação para as Olimpíadas do Rio, para o Mundial de Pequim 2015 e da premiação em dinheiro, a IAAF vai oferecer um bônus de 50 mil dólares para os atletas que baterem recordes mundiais.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade