PUBLICIDADE

Atletismo

Campeã de 2001 da São Silvestre volta e lidera Brasil contra africanas

29 dez 2011 - 15h49
(atualizado às 17h32)
Compartilhar

A corredora Maria Zeferina Baldaia, que não disputou a São Silvestre no ano passado por causa de uma lesão no joelho, voltará à prova em 2011. Campeã há dez anos, ela lidera a elite brasileira contra o domínio das africanas, que subiram ao lugar mais alto do pódio nas últimas quatro edições.

"Minha intenção é ficar entre as cinco melhores. Sei que o nível está alto, mas não descarto essa possibilidade. A São Silvestre é uma prova difícil, tem que saber largar e chegar", discursou a atleta de 39 anos, que se prepara também para buscar o índice para a maratona olímpica.

"Tenho feito treinos de força e resistência para alcançar esse índice no começo do ano que vem, com subidas e descidas. Estou bem".

A última brasileira a conquistar o primeiro lugar na São Silvestre foi Lucélia Peres, em 2006. De lá para cá, apenas africanas venceram: a queniana Alice Timbilili triunfou em 2007 e 2010, enquanto a etíope Yimer Wude Ayalew ganhou em 2008 e Pesalia Kipkoech Chepkorir, também do Quênia, chegou na frente em 2009.

Retomar o primeiro posto é o grande objetivo das brasileiras. Além de Maria Zeferina Baldaia, quatro atletas aparecem entre as favoritas: Adriana Aparecida da Silva, ouro na maratona do Pan de Guadalajara; Marily dos Santos, duas vezes terceira colocada da São Silvestre; Cruz Nonata, quarta colocada no ano passado e dona de medalhas de prata nos 5 mil e nos 10 mil metros do Pan; e Tatiane de Carvalho, revelação de 22 anos que coleciona conquistas sub-23.

"As africanas sempre foram fortes e nós estamos tentando alcançá-las. Acho que podemos nos colocar no mesmo nível delas para essa prova", aponta Adriana da Silva, que também buscará índice para a maratona nas Olimpíadas de Londres-2012 no início do próximo ano.

Cruz Nonata, outra candidata a disputar os Jogos Olímpicos, ainda vê outros fatores preocupantes. "Não são só as adversárias. Tem o percurso novo, o calor, tudo. Temos que estar bem condicionadas para superar", ensinou.

Equipe brasileira conta com reforço de Baldaia
Equipe brasileira conta com reforço de Baldaia
Foto: Sergio Shibuya/ZDL / Divulgação
Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade