0

Campeã em Londres busca ouro em estreia e aconselha brasileiros

3 ago 2012
09h19
atualizado às 10h35
Emanuel Colombari
Direto de Londres

A queniana Mary Keitany surge como principal candidata à medalha de ouro na maratona feminina da Olimpíada de 2012. Atual campeã da Maratona de Londres, com o melhor tempo da distância no ano (2h18min37s), a fundista disputa sua primeira edição dos Jogos Olímpicos com a missão de conquistar o topo do pódio, que o país deixou escapar ao ser prata em 2008 com Catherine Nbereda.

» Escolha o esporte e assista aos vídeos da Olimpíada de Londres
» Saiba tudo sobre os medalhistas do Brasil em Londres
» Veja como foram as conquistas dos brasileiros
» Veja mapa e conheça tudo sobre o Parque Olímpico de Londres
» Confira a programação de ao vivo do Terra
» Veja a agenda e resultados dos Jogos de Londres

"Esta será minha primeira Olimpíada e, é claro, será minha primeira maratona olímpica. Estarei competindo comigo mesma e com as outras atletas, contra campeãs", disse ela nesta sexta-feira, a dois dias da maratona. Na Olimpíada de Pequim, Mary Keitany seria uma das representantes do atletismo queniano, mas o nascimento de seu primeiro filho impediu sua participação no evento chinês.

A maratona feminina da Olimpíada de 2012 será disputada neste domingo, 5 de agosto. Com bons resultados correndo na Inglaterra (foi medalha de ouro no Campeonato Mundial de Meia-Maratona de 2009, em Birmingham), a fundista queniana mostra otimismo com sua prova e assegura não ter medo da concorrência - nem mesmo da russa Liliya Shobukhova, considerada sua principal rival pela vitória.

"Não tenho medo. Vou tentar fazer minha própria corrida", disse ela, despistando sobre uma "vantagem psicológica" por tentar mais uma vitória em Londres. "Espero que sim. Todos perguntam por isso. Espero fazer o meu melhor no domingo. Espero correr em meu melhor nível", acrescentou a queniana.

Para a prova deste domingo, a queniana evitou falar ainda sobre motivação, e destacou ainda um "cenário um pouco diferente" do que encontrou na Maratona de Londres em abril. Descartando qualquer favoritismo, Mary Keitany acredita no potencial coletivo das corredoras quenianas.

"Estou confortável. Haverá trabalho em equipe no Quênia, e nós tentaremos fazer nosso próprio ritmo. No inicio, estaremos nos incentivando, como um time", disse a corredora, que foi discreta a dar um conselho para Adriana da Silva, Marílson dos Santos, Franck Caldeira e Paulo Roberto de Almeida Paula, representantes do País na modalidade.

"Para os atletas brasileiros? Bem... Às vezes, você precisa se perguntar por que os quenianos são fortes. Para mim, eu preciso treinar o suficiente, descansar e manter o foco em algo. E é preciso continuar na corrida, sem parar", aconselhou.

Olimpíada ao vivo no Terra
O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmite ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura conta com textos,vídeos,fotos, e participação do internautae repercussão no Facebook.Siga também a cobertura no Twitter e participe com a hashtag: #TerraLondres2012

Mary Keitany é a principal candidata à medalha de ouro na maratona feminina
Mary Keitany é a principal candidata à medalha de ouro na maratona feminina
Foto: Emanuel Colombari / Terra
Fonte: Terra
publicidade