PUBLICIDADE

Atletismo

Campeão italiano pego no doping admite erro e vê "fim da carreira"

6 ago 2012 - 15h57
(atualizado em 7/8/2012 às 03h53)
Compartilhar

O campeão olímpico de 2008 da marcha atlética 50 km, o italiano Alex Schwazer, reconheceu ter se dopado, anunciando à agência de notícias italiana Ansa que colocará um fim em sua carreira. A declaração do atleta vem após ele ter sido excluído nesta segunda-feira dos Jogos de Londres pelo comitê olímpico de seu país.

» Vote na maior decepção brasileira nos Jogos de Londres

» Escolha o esporte e assista aos vídeos da Olimpíada de Londres

» Saiba tudo sobre os medalhistas do Brasil em Londres

» Veja como foram as conquistas dos brasileiros

» Confira a programação de ao vivo do Terra

» Veja a agenda e resultados dos Jogos de Londres

"Minha carreira acabou, eu cometi um erro. Queria estar mais forte para estes Jogos Olímpicos. Eu errei. Assumo a responsabilidade pelo que aconteceu", declarou Schwazer, 27 anos, que devia competir nos 50 km da marcha atlética dos Jogos de Londres, prova programada para sábado.Antes, o Comitê Olímpico Italiano (Coni) havia anunciado que um atleta, que não teve o nome nem a modalidade revelados, havia sido excluído da delegação italiana em Londres.

Em seu comunicado, o Coni indicou que havia "recebido na tarde desta segunda-feira uma notificação da Agência Mundial Antidoping sobre um resultado positivo de um exame antidoping realizado anteriormente". "Decidiu-se excluir o atleta imediatamente da delegação olímpica italiana", acrescentou o breve comunicado do Coni.

Uma fonte ligada ao caso havia afirmado que o atleta em questão era Schwazer e que ele tinha sido flagrado no exame antidoping pelo uso de EPO (eritropoietina) durante um teste realizado no dia 30 de julho pela Agência Mundial Antidoping (AMA) em Oberstdorf (Alemanha), onde ele treinava.

O campeão olímpico em Pequim era criticado por ter relaxado em sua preparação, tornando-se alvo dos fotógrafos por um romance com a atleta da patinação artística Carolina Kostner. No início de 2011, ele deixou o seu treinador Sandro Damilano. O técnico treina os marchadores chineses, principalmente Chen Ding e Wang Zhen, que no sábado conquistaram, respectivamente, o ouro e o bronze na prova dos 20 km da marcha, disputada em Londres.

Além do título olímpico em Pequim 2008, Schwazer tem em sua galeria de conquistas duas medalhas de bronze em mundiais (2005, 2007) e um título de vice-campeão da Europa (2010).

Olimpíada ao vivo no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmite ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura conta com textos,vídeos,fotos, e participação do internautae repercussão no Facebook.Siga também a cobertura no Twitter e participe com a hashtag: #TerraLondres2012

Atleta foi medalhista de ouro na marcha atlética 50 km de Pequim 2008
Atleta foi medalhista de ouro na marcha atlética 50 km de Pequim 2008
Foto: Reuters
AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade