PUBLICIDADE

Atletismo

Campeão olímpico pego no antidoping diz que comprou EPO na Turquia

8 ago 2012 - 10h06
(atualizado às 12h54)
Compartilhar

O italiano Alex Schwazer, campeão olímpico da marcha atlética de 50 km em Pequim 2008 e expulso da Olimpíada de Londres nesta segunda-feira por doping, afirmou que conseguiu a eritropoetina (EPO), com a qual deu positivo em exame feito no dia 30 de julho, na Turquia.

Alex Schwazer foi campeão olímpico da marcha atlética de 50 km em Pequim 2008
Alex Schwazer foi campeão olímpico da marcha atlética de 50 km em Pequim 2008
Foto: Reuters

» Escolha o esporte e assista aos vídeos da Olimpíada de Londres

» Saiba tudo sobre os medalhistas do Brasil em Londres

» Veja como foram as conquistas dos brasileiros

» Veja mapa e conheça tudo sobre o Parque Olímpico de Londres

» Confira a programação de ao vivo do Terra

» Veja a agenda e resultados dos Jogos de Londres

Em conferência de imprensa transmitida ao vivo na televisão, o atleta afirmou que obteve a substância por si só. Schwazer explicou todo o processo da aquisição da EPO e garantiu que não se dopou durante os Jogos realizados na capital chinesa. "Era uma coisa minha e não queria colocar ninguém em problemas. Me informei através da internet, fui ao exterior e só. Mais precisamente à Turquia. Consegui a EPO e voltei para a Itália".

O atleta afirmou que buscou a substância fora da Itália, por medo de ser pego em uma escuta telefônica. A eritropoetina é um hormônio renal utilizado por esportistas para aumentar a resistência. Ele provoca aumento de glóbulos vermelhos no sangue, responsáveis pela oxigenação do corpo.

O italiano disse que o doping é algo recente em sua vida, depois de três anos muito difíceis. "Estava cansado e não podia mais", contou. Schwazer disse que se desesperou e tentou que não fosse feito o controle antidoping, quando médicos foram a sua casa.

Sobre a possibilidade de o Comitê Olímpico Internacional (COI) voltar a analisar as amostras de urina de Pequim 2008, o italiano se mostrou tranquilo. "Só ficarei satisfeito se todos meus testes antidoping feitos nos últimos anos, incluindo os dos Jogos Olímpicos de 2008, sejam analisados de novo e publicados", afirmou.

Em entrevista publicada nesta terça-feira pelo jornal italiano La Gazzetta dello Sport, Schwazer afirmou que fez uso de EPO entre 13 e 29 de julho. O atleta disse que o fez só, sem ajuda de ninguém, atitude que aprendeu a tomar pela internet.

Olimpíada ao vivo no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmite ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura conta comtextos,vídeos,fotos, e participação do internautae repercussão no Facebook.Siga também a cobertura no Twitter e participe com a hashtag: #TerraLondres2012

EFE   
Compartilhar
Publicidade