PUBLICIDADE

Atletismo

Com confusão e desempate, uzbeque passa em 1º à final do salto em altura

9 ago 2012 - 07h35
(atualizado às 10h42)
Compartilhar
Leandro Miranda
Direto de Londres

Em uma disputa bastante acirrada na primeira fase do salto em altura feminino, 12 atletas se classificaram à final dos Jogos Olímpicos de Londres, na manhã desta quinta-feira. A prova ficou marcada por uma confusão após 14 atletas conseguirem a marca mínima para a final, 1,93 m. Porém, de acordo com as regras do esporte, apenas 12 avançam à decisão, o que provocou um desempate na prova.

» Veja as mais belas atletas, torcedoras e cheerleaders de Londres

» Vote na maior decepção brasileira nos Jogos

» Escolha o esporte e assista aos vídeos da Olimpíada

» Saiba tudo sobre os medalhistas do Brasil

» Confira a programação de ao vivo do Terra

» Veja a agenda e resultados dos Jogos de Londres

O fato é bastante raro no salto em altura, já que normalmente as atletas param de saltar assim que conseguem a marca classificatória. O problema foi que as atletas não entenderam o que estava acontecendo e os juízes tiveram dificuldades para explicar às esportistas por conta de problemas de comunicação com a diferença entre os idiomas dominados pelas saltadoras.

Após o entendimento, o juiz colocou três atletas para o desempate. Elas tentaram um salto de 1,96 m, mas apenas a uzbeque Svetlana Radzivil conseguiu superar o sarrafo nessa altura, obtendo a classificação. Desse modo, foram eliminadas Adonia Steryou, da Grécia, e Ariane Friedrich, da Alemanha.

A belga Tia Hellebaut, atual campeã olímpica, também avançou à final do salto em altura. Outra que confirmou o favoritismo foi a russa Anna Chicherova, atual campeã mundial e prata nos Jogos de Pequim 2008. Não havia brasileiras participando do evento.

A decisão pela medalha será realizada apenas no sábado, às 15h (de Brasília), no Estádio Olímpico de Londres.

Atletas conversam e tentam entender determinação de juízes
Atletas conversam e tentam entender determinação de juízes
Foto: Reuters
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade