PUBLICIDADE

Atletismo

Com dois mil anos de história, Lyon se prepara para Mundial Paralímpico

19 jul 2013 - 07h49
(atualizado às 08h20)
Compartilhar
Exibir comentários

O Mundial Paralímpico de Atletismo chega a sua sexta edição com o objetivo de difundir sua história no esporte do planeta. Depois de Lille ser a casa em 2002, a edição deste ano volta à França para um local que possui uma longa história própria. Lyon, a terceira maior cidade do país, foi a escolhida para receber a competição paralímpica em 2013.

Lyon é cortada por dois rios: o Ródano e o Saône (foto)
Lyon é cortada por dois rios: o Ródano e o Saône (foto)
Foto: Allan Farina / Terra

As disputas acontecem a partir do próximo sábado no Stade du Rhône, que fica no Parc de Parilly, uma bela área arborizada distante do histórico centro da cidade. Lyon foi fundada em 43 a.C. pelos romanos sob o nome de Lugduno e até hoje guarda marcas da Idade Antiga. Nas colinas da metrópole, um dos pontos mais visitados são as ruínas de um anfiteatro deixado pelo Império Romano.

Os principais pontos turísticos se localizam no centro, como a Velha Lyon, bairro com prédios datados da época da Renascença, parques e museus. Um dos mais visitados é o Institut Lumière, que resgata a história antiga do cinema.

<p>Alan Fonteles é um dos destaques do Mundial Paralímpico</p>
Alan Fonteles é um dos destaques do Mundial Paralímpico
Foto: Fernando Borges / Terra

Para o brasileiro, a cidade é mais notória por conta do Olympique Lyonnais, popularmente conhecido como Lyon, que por anos fez sucesso com brasileiros no elenco. Fred, Cris, Nilmar e Michel Bastos estão entre os atletas do País que passaram por lá, sendo que Juninho Pernambucano e Sonny Anderson foram quem mais deixaram suas marcas.

A partir desta sexta-feira, as atenções esportivas de Lyon deixarão o futebol e se focarão no Mundial Paralímpico de Atletismo. O evento dura até 28 de julho e não terá a maior estrela do esporte paralímpico, o sul-africano Oscar Pistorius, afastado das competições após matar a namorada a tiros. Isso dará espaço para que outros atletas, como o brasileiro Alan Fonteles, construam novas glórias e, como Lyon inspira, façam história.

Lyon é a terceira maior cidade da França, atrás de Paris e Marselha
Lyon é a terceira maior cidade da França, atrás de Paris e Marselha
Foto: Allan Farina / Terra

*O repórter viajou a convite do Comitê Paralímpico Brasileiro.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade