PUBLICIDADE

Atletismo

Com Yane Marques, Seleção de pentatlo busca vaga olímpica em Berlim

29 jun 2015 - 13h48
Compartilhar
Exibir comentários

Atrás do sonho de disputar as Olimpíadas em casa, cinco pentatletas brasileiros estão em Berlim, na Alemanha, para a disputa do Campeonato Mundial Sênior da modalidade. A competição irá conceder seis vagas para os Jogos do Rio 2016, sendo contemplados os três primeiros do individual feminino e do masculino. O Brasil será representado por Enrico Ortolani, Felipe Nascimento, Larissa Lellys, Priscila Oliveira e pela medalhista olímpica Yane Marques. O trio feminino desembarca na capital alemã nesta segunda-feira após um período de preparação na França.

"Certamente iremos encontrar um nível altíssimo na competição, porque já começou a corrida para a classificação olímpica e ninguém quer perder a chance de garantir sua vaga. Estou em uma fase muito boa de treinos, principalmente pela oportunidade de passar pela França antes de seguir para a Alemanha", avaliou Yane, vice-campeã mundial em 2013.

Enrico estava em um camp training de esgrima na própria Alemanha e já está na cidade da competição desde domingo. O pentatleta de 32 anos fará sua primeira participação no Mundial Sênior e mostrou bastante confiança.

"Essa competição vai valer três vagas olímpicas por gênero, além de muitos pontos para o ranking. Os melhores do mundo vão estar lá. Será meu primeiro Mundial na modalidade, então estou muito feliz em participar da competição. Vou buscar superação nela", destacou Enrico.

Número 1 do Brasil, Felipe vem de uma sequência de sete competições na temporada. Disputou as quatro etapas da Copa do Mundo, uma maratona e a Copa Pan-Americana, em maio. Apesar de acreditar que a dificuldade em Berlim será maior, ele preferiu seguir sua rotina de treinos usual.

"Meus treinos para o Mundial Sênior continuam seguindo o planejamento normal. Não projetei nada específico para a competição. Apesar de nunca ter competido na Alemanha, espero muito da organização, o que é de costume das competições realizadas na Europa. Principalmente por ser um Mundial no ano anterior às Olimpíadas e valendo vaga olímpica", projetou o jovem de 21 anos.

Na segunda e na terça serão disputadas as provas de revezamento masculino e feminino, mas o Brasil só participará dos eventos individuais. Enrico e Felipe estreiam na quarta-feira e as mulheres estreiam na quinta. A competição vai até o dia 5 de julho e todos os competidores vão passar pelas cinco provas do Pentatlo Moderno (esgrima, natação, hipismo e evento combinado de tiro a laser e corrida) no Parque Olímpico de Berlim.

Com as seis vagas que serão distribuídas no Mundial da Alemanha, a modalidade já terá definido 20 dos 70 nomes nos Jogos Olímpicos. Outras dez vagas, cinco para cada gênero, serão distribuídas nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá, entre os dias 10 e 26 de julho.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade