PUBLICIDADE

Dicas dos Experts

Melhore seu desempenho corrigindo a movimentação dos braços

18 out 2012 - 07h48
Compartilhar

Embora o movimento de pernas seja o principal na corrida, a atleta não pode deixar de se preocupar com os braços. Segundo Heleno Fortes, diretor- técnico da HF Treinamento Esportivo, de Belo Horizonte (MG), o movimento dos membros superiores pode influenciar tanto positiva quanto negativamente no desempenho do corredor. "Quanto mais compacto e coordenado for o movimento, mais econômica será a corrida", observa.

O movimento dos membros superiores pode influenciar tanto positiva quanto negativamente no desempenho do corredor
O movimento dos membros superiores pode influenciar tanto positiva quanto negativamente no desempenho do corredor
Foto: shutterstock / Terra

O técnico explica que a movimentação dos braços deve ser sempre para frente, de modo que contribua para o deslocamento, e nunca lateral. "O ângulo do cotovelo não dever ser muito curto, nem muito esticado. O ideal é mantê-lo em 90º", salienta, acrescentando que quanto mais rápido o atleta corre, mais alto o movimento. "Se observarmos os velocistas, veremos que eles levam o braço lá em cima. Já os fundistas os mantêm mais na altura da cintura, salvo quando aumentam o ritmo no final da prova".

Fortes acrescenta que tão importante quanto fazer o movimento correto para melhorar a corrida é observar se o mesmo não está errado a ponto de comprometer o desempenho. "Além do movimento lateral dos braços, também se deve evitar a rotação dos ombros. São detalhes que fazem o corredor desperdiçar energia. Ele não só deixa de ganhar como também perde desempenho", afirma.

Roda Livre

Especial para o Terra

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade