8 eventos ao vivo

Até provas de 10 km, dois dias de repouso são suficientes

22 ago 2012
09h05

Depois dos esforços feitos durante a competição, todo corredor precisa de dias de descanso antes de retomar os treinos. "Essa é uma orientação que varia de acordo com a distância percorrida, o condicionamento de cada pessoa e as condições em que termina a prova, considerando os desgastes físicos e psicológicos", pondera Henrique Cabrita, médico do esporte, especialista em ortopedia e cirurgia do quadril do Instituto Vita, de São Paulo (SP).

O tempo varia de acordo com a distância completada na competição e o condicionamento físico do corredor, mas, antes de retomar os treinos, será preciso reservar de uma semana a um mês para se recuperar dos esforços realizados
O tempo varia de acordo com a distância completada na competição e o condicionamento físico do corredor, mas, antes de retomar os treinos, será preciso reservar de uma semana a um mês para se recuperar dos esforços realizados
Foto: Shutterstock



Após provas de 5 km ou 10 km em que não se buscou performance no limite, em geral, bastam um ou dois dias de repouso ou treino leve para uma boa recuperação. Em seguida, pode-se voltar aos treinamentos habituais. "No caso das meias-maratonas, é indicado dois dias de descanso, além de evitar sessões de qualidade de três a cinco dias", orienta Cabrita.



Em provas mais longas

Entretanto, em relação às maratonas, esse processo de recuperação será mais lento devido não apenas aos desgastes da prova como também da preparação que exige mais dos corredores. "O corpo demora mais ou menos de três a quatro semanas para se restabelecer. Na semana seguinte, é possível praticar corridas em ritmo moderado. Mas não aconselharia ultrapassar 8 km ou 10 km em cada sessão nas duas ou três semanas posteriores aos 42 km", aponta Cabrita.



"Os treinos regenerativos no período depois da competição devem manter uma intensidade confortável, em torno de 60% a 70% da frequência cardíaca máxima. Essa atividade leve ajudará a ativar a circulação, facilitando a recuperação muscular", diz Filipe Aragão, diretor-técnico da Time Assessoria Esportiva, de Brasília (DF). "Quanto à musculação, pode ser retomada em torno de três dias após a prova", conclui, concordando que os treinos leves antes da volta à programação rotineira duram, em média, uma semana para provas de 10 km, 15 dias para meias-maratonas e um mês para as maratonas.



Roda Livre
Especial para o Terra
Fonte: Terra
publicidade