5 eventos ao vivo

Saiba como prevenir problema de varizes com a corrida

2 out 2012
07h38

Dor, cansaço e sensação de peso nas pernas. Não, não estamos falando dos sintomas de um corredor após um treino intenso, mas sim de um problema muito inconveniente chamado varizes. Trata-se de uma doença caracterizada por veias dilatadas, alongadas e tortuosas, com maior incidência em mulheres acima dos 30 anos, devido ao fator hormonal e à gestação, porém que atinge os homens também. Pode manifestar-se em diferentes partes do corpo, mas é mais comum nas pernas, causando incômodo por conta das dores ou mesmo pela aparência.

Correr ativa a circulação, principalmente nos membros inferiores, o que contribui para evitar o problema de varizes
Correr ativa a circulação, principalmente nos membros inferiores, o que contribui para evitar o problema de varizes
Foto: shutterstock / Terra



Alguns fatores contribuem para o surgimento das varizes, como a hereditariedade, o tabagismo, a obesidade, o sedentarismo ou a permanência da pessoa em pé por longos períodos. A causa é o mau funcionamento das válvulas que são responsáveis por bombear o sangue pelas veias de volta ao coração. Quando não flui adequadamente, o sangue acaba se acumulando em algumas regiões, ocasionando o inchaço característico das varizes.



"O principal efeito da corrida na prevenção às varizes é o fortalecimento do músculo da panturrilha, pois ele é responsável por bombear o sangue de volta, vencendo a gravidade", explica o angiologista Fernando Soares Moreira, que é especializado em medicina esportiva. Além de ativar a função da panturrilha e evitar que o sangue fique parado, o exercício também combate o sedentarismo e a obesidade, fatores que contribuem para o problema.



Para obter o benefício, o médico salienta que é necessário correr três vezes por semana, de 40 minutos a uma hora, em uma intensidade moderada (de 70% a 90% da frequência cardíaca máxima). Para quem prefere iniciar pela caminhada, o ideal é praticá-la cinco vezes por semana, 30 minutos por dia. "Esses benefícios podem ser obtidos tanto por homens quanto mulheres em qualquer faixa etária", comenta.



Moreira adverte que a corrida é benéfica para prevenir varizes, porém não é indicada para pessoas que já sofrem do problema, pois pode aumentar a sensação de dores nas pernas. "O melhor nesse caso é a pessoa procurar um profissional para tratar o problema. Após resolvido, ela pode praticar a corrida como preventivo", aconselha.



Roda Livre
Especial para o Terra
Fonte: Terra
publicidade