PUBLICIDADE

Treinamento

Confira 7 dicas para se manter motivado a correr mais forte

12 set 2012 - 08h18
Compartilhar

Veja alguns passos que o ajudarão a manter a regularidade nos treinos e evoluir no esporte.

Preparar-se emocionalmente e estabelecer metas para cada treino são formas de estar sempre estimulado para evoluir no esporte
Preparar-se emocionalmente e estabelecer metas para cada treino são formas de estar sempre estimulado para evoluir no esporte
Foto: Shutterstock

1. Alimente a automotivação. Uma das formas de estímulo para os corredores é a chamada motivação interna, que está associada à satisfação pessoal. "Algumas pessoas tomam como sucesso sua evolução pessoal e as sensações da prática esportiva", explica William Falcão, psicólogo do esporte, doutorando na Universidade McGill, em Montreal, no Canadá. "Estudos indicam que atletas mais internamente motivados são mais resilientes têm maior capacidade de lidar com problemas e apresentam melhores desempenhos, especialmente em longo prazo", completa.

2. Preocupe-se em melhorar o desempenho e a técnica a cada treino. Estabelecer metas de curto prazo é extremamente importante.

3. Busque recompensas externas, como a admiração de outras pessoas ou bons resultados e prêmios. Isso é denominado de motivação externa e é quando se mede o sucesso por meio de comparações com outros. Mas cuidado! O uso excessivo de motivadores externos pode causar ansiedade de prejudicar o desempenho.

4. Faça um diário de treinos para registrar e avaliar o rendimento em relação aos objetivos estabelecidos. "É uma maneira de medir o desempenho e as sensações, o que ajuda a notar sua evolução diária. No entanto, um aspecto fundamental nesse processo é o estabelecimento de metas", diz Falcão.

5. Estabeleça metas para curto, médio e longo prazo. Trabalhar a postura, a amplitude das passadas e o ritmo de corrida podem ser objetivos para curto prazo, por exemplo. Diminuir suas marcas pessoais em uma determinada distância deve ser algo almejado para médio prazo, a cada teste de desempenho. Por fim, focar em melhores resultados em competições pode ser estipulado como um objetivo para longo prazo.

6. Tome cuidado com o excesso de metas e a autocobrança contante. Isso pode acabar aumentando a ansiedade e prejudicar o desempenho.

7. Experimente o seguinte exercício, proposto por Falcão:

* Pense qual o seu objetivo para este ano ou temporada. Liste apenas uma ou duas metas, que serão seus objetivos de resultado de longo prazo.

* Visualize como você pode atingir o seu objetivo do ano. Para isso, relacione três ou quatro metas, que serão seus objetivos de desempenho de médio prazo.

* Imagine o que você precisa melhorar para atingir os seus objetivos de desempenho de médio prazo, listando três ou quatro pontos, que serão as suas metas de processo de longo prazo.

* Programe o que você deve fazer a cada treino para atingir os seus objetivos de processo de longo prazo, apontando seis ou sete itens, que se tornarão metas de curto prazo e que você deve se concentrar para melhorar a cada treino.

Roda Livre

Especial para o Terra

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade