PUBLICIDADE

Estados Unidos

Prefeito anuncia cancelamento da Maratona de Nova York

2 nov 2012 - 19h18
(atualizado em 30/7/2018 às 10h03)
Compartilhar
Allan Brito
Direto de Nova York

Em virtude das consequências da tempestade Sandy, a tradicional Maratona de Nova York não será disputada em 2012. No início da noite desta sexta-feira, o prefeito da cidade, Michael Bloomberg, anunciou o cancelamento da edição deste ano da competição, que contaria com a presença dos brasileiros Marílson dos Santos e Solonei Silva, entre os homens, e Adriana Aparecida da Silva, na prova feminina.

"Nós decidimos cancelar a maratona. The New York Road Runners (organização) terá informações adicionais nos próximos dias para os participantes", divulgou o Twitter oficial da prefeitura da cidade.

O anúncio do prefeito ocorre depois de duras críticas sofridas. Moradores da cidade questionaram a realização da competição, dias depois da passagem do Sandy pela cidade. A contagem de mortos somente em Nova York é de pelo menos 40 pessoas. A tempestade devastou diversas áreas da cidade e deixou grande parte da metrópole sem eletricidade.

Cerca de 40 mil atletas de todo o mundo esperavam correr a prova, uma das mais tradicionais do pedestrianismo mundial. De acordo com o prefeito, o cancelamento ocorre em virtude da pressão sobre os próprios participantes da corrida. "Não queremos que uma nuvem paire sobre os participantes da maratona e por isso decidimos cancelar a Maratona de Nova York", afirmou o prefeito.

"Não podemos permitir que a controvérsia sobre um evento atlético, mesmo um tão significativo quando a maratona, tire a atenção de todo trabalho importante que está sendo feito para recuperar a cidade da tempestade e coloca-la de volta aos trilhos", garantiu Bloomberg.

O político, mesmo classificando a maratona como "parte integrante da vida de Nova York por 40 anos", garantiu que compreendeu os protestos de moradores e imprensa local sobre a prova, embora tenha negado que a competição desviasse qualquer atenção para o real problema.

"Obviamente a maratona se tornou a fonte da controvérsia, mas nunca foi assim. Ela sempre trouxe para nossa cidade a união e a inspiração com histórias de coragem e determinação", discursou.

Com informações da AP

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade