inclusão de arquivo javascript

Corrida de rua
 
 

Evite correr em praias com desnível

23 de janeiro de 2013 07h17

A longo prazo, a prática pode ocasionar tendinopatias no pé, tornozelo, dores no joelho e disfunção do quadril e lombar. Foto: Getty Images/Terra

A longo prazo, a prática pode ocasionar tendinopatias no pé, tornozelo, dores no joelho e disfunção do quadril e lombar
Foto: Getty Images/Terra

Muitos corredores costumam viajar para o litoral no verão e aproveitam para treinar na areia da praia. A prática é uma boa forma de manter a rotina de treinamento e também ótima para o condicionamento do atleta. Além do menor impacto em relação ao asfalto, a areia proporciona ganhos em termos força e propriocepção (equilíbrio e estabilidade do corpo em relação à superfície). Porém, é preciso evitar correr em praias com desnível.

Fisioterapeuta e sócia da Spalla Fisioterapia, de São Paulo, Ana Carolina Villa-Lobos explica que o desnível faz com que haja uma descompensação no movimento do exercício, o que é prejudicial ao corredor. "A longo prazo pode ocasionar tendinopatias no pé, tornozelo, dores no joelho e disfunção do quadril e lombar", afirma a fisioterapeuta, ressaltando que se o atleta já tiver algum princípio de lesão, essa prática poderá acelerar o processo.

Caso o corredor não queira interromper o treinamento e não tenha outra alternativa, ele deve fazer um treino de rodagem que contemple a mesma distância na ida e na volta, para trabalhar de forma igual a musculatura de ambos os lados. O ideal, no entanto, é que essa prática não seja rotineira.

Roda Livre
Especial para o Terra
Terra
 
 
Celular

Futebol

Envie FUTEBOL para 83772 ou acesse o Terra no celular ou tablet para saber tudo sobre o seu time do coração! *Disponível para clientes Vivo

Saiba mais

Acesse o terra do seu celular m.terra.com.br