PUBLICIDADE

Onde Correr

Parques e trilhas são opções para correr em Brasília; veja

8 out 2012 - 07h52
(atualizado às 07h57)
Compartilhar

Berço de grandes corredores como Marílson Gomes dos Santos e Clodoaldo Gomes da Silva, a capital federal conta com um calendário farto de provas aos praticantes da modalidade e, como não poderia faltar, diversas opções de lugares para treinar. Em sua maior parte, Brasília possui uma altimetria plana que favorece a prática, porém é necessário ter maior atenção em relação à hidratação, pois o clima é bastante seco. "Por conta disso, os melhores horários para correr são de manhã, até as 9h, ou no final da tarde, a partir das 18h", aconselha Thiago Cardoso, diretor-técnico da Next Run, assessoria esportiva local.

No Jardim Botânico de Brasília, há vários percursos de terra batida, ideal para quem curte correr em trilhas e apreciar a paisagem
No Jardim Botânico de Brasília, há vários percursos de terra batida, ideal para quem curte correr em trilhas e apreciar a paisagem
Foto: Divulgação Jardim Botânico de Brasília / Terra

Um dos locais preferidos pelos corredores é o Parque Sarah Kubitschek, também conhecido como Parque da Cidade. Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer e pelo urbanista Lúcio Costa, localiza-se no Eixo Monumental, na Asa Sul, em uma área de 4,2 milhões de m², sendo considerado um dos maiores parques urbanos do mundo.

Possui uma pista interna de asfalto, demarcada, com pequenas subidas e descidas, totalizando 9,3 km de extensão. Também conta com estacionamento, banheiros e vários pontos para hidratação no decorrer da pista. "É um local onde se pode fazer treinos longos e curtos e também possibilita variar o tipo de piso. Além da pista de asfalto, há terra batida, grama e uma quadra de areia para treinos específicos", sugere o técnico da Next Run. O parque funciona todos os dias, das 5h às 23h, com entrada franca. Embora possua iluminação e segurança, durante a noite é prudente correr acompanhado, pelo fato de ser extenso e aberto ao público em geral.

Outro local muito frequentado pelos praticantes do esporte é o Jardim Botânico de Brasília, que funciona de terça a domingo, das 9h às 17h. Para ter acesso, é necessário pagar uma taxa de R$ 2 por pessoa. Conta com estacionamento, além de banheiro e bebedouro na entrada. "Há vários percursos de terra batida, ideal para quem curte correr em trilhas e apreciar a bela paisagem do Botânico", comenta Cardoso, ressaltando que o único cuidado, para os que não conhecem o lugar, é não se perder. "Para evitar o problema, todos os visitantes recebem um mapa na entrada", acrescenta.

Já para quem prefere correr nas ruas, uma boa opção é a ligação da Asa Norte com a Asa Sul, conhecida como Eixão. Lá, aos domingos, a pista é fechada para os automóveis das 6h às 18h. Com isso, vários corredores utilizam o local para treinar. São 16 km de asfalto, com algumas subidas e descidas na parte norte. O único inconveniente é que não há banheiro, porém há vários ambulantes vendendo água nas imediações.

Roda Livre

Especial para o Terra

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade